domingo, 31 de outubro de 2010

Que a temporada comece





Para ler escutando: Golden Skans - Klaxons

Eis que chega novembro. E o cinéfilo, cansado de caminhar no deserto, entre remakes de filmes de terror e comédias que mais parecem remakes, começa a ver coisas no horizonte. Os festivais iniciam a temporada, e cada vencedor de Cannes, Veneza, Toronto, entre outros, acelera o coração dos pobres andarilhos. E na esperança de que essas miragens virem oásis de verdade, acabamos a entediante caminhada e começamos a correr para os cinemas.Aí vai uma lista dos filmes que você não pode perder se não quiser ficar para trás.

1- A Rede Social (The Social Network)
A história: O filme conta a história da criação do fenômeno Facebook direcionando os holofotes para a controversa figura de seu criador Mark Zuckerberg.
O Hype indica: Indicações certas para Melhor Filme, Melhor Direção (David Fincher), Melhor Ator (Jesse Eisenberg), Melhor Roteiro Adaptado (Aaron Sorkin, famoso pela série The West Wing) e Melhor Ator Coadjuvante (provavelmente Andrew Garfield, mas Justin Timberlake, sim, ele mesmo, e Armie Hammer também possuem chances). Até mesmo sua trilha, composta por Trent Reznor e Atticus Ross está cotada para o prêmio na categoria.
A data: 03/12

2- The King’s Speech
A história: O filme de época do ano conta a história do rei inglês George VI, e o ousado terapeuta de voz que é contratado para curar sua gagueira.
O Hype indica: Além de constar entre os principais candidatos à Melhor filme, deve receber indicações para Melhor Ator (Colin Firth) e Melhor Ator Coadjuvante (Geoffrey Rush).
A data: 11/02

3-A Origem (Inception)
A história: Esse todo mundo conhece. Ladrões especializados no subconsciente humano se preparam para um último trabalho.
O Hype indica: Se existe justiça no mundo, A Origem é indicado para Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro Original, além de prêmios técnicos e Melhor trilha sonora.
A data: Já foi.

4- 127 Hours
A história: Jovem alpinista fica preso sob uma pedra em uma região de cânions no Arizona. O filme acompanha sua luta solitária pela sobrevivência. História real.
O Hype indica: Mais um forte concorrente para o grande prêmio da noite. Além disso, James Franco deve ser reconhecido por sua atuação. O diretor Danny Boyle tem grandes chances de ser indicado, porém a vitória em 2008 por Quem quer ser um milionário pode atrapalhar seus planos.
A data: Sem data definida no Brasil.

5-Bravura Indômita (True Grit)

A história: Garota contrata matador para vingar o assassinato de seu pai. Remake do filme que deu um Oscar a John Wayne.
O Hype indica: True Grit não foi lançado em nenhum festival ou país ainda, mas já aparece na maior parte das listas de favoritos para Melhor Filme e Melhor Direção. A surpresa pode vir com a indicação de Hailee Stanfield, de apenas anos de idade, para o prêmio de Melhor Atriz.
A data: Sem data definida no Brasil.

6- Cisne Negro (Black Swan)
A história: Bailarina perde os limites entre a realidade e a loucura após a chegada de uma talentosa rival. Estranho, sombrio e psicologicamente complexo.
O Hype indica: O burburinho diminuiu após os primeiros festivais, mas Natalie Portman deve garantir sua vaga na categoria Melhor Atriz e Darren Aronofsky pode ser lembrado na hora da escolha dos 5 melhores diretores do ano.
A data: Sem data definida no Brasil.

7- Minhas mães e meu pai(The kids are all right)
A história: Uma crise familiar começa na casa de Annette Bening e Julianne Moore quando seus dois filhos decidem conhecer o pai biológico.
O Hype indica: Eu vi o filme e garanto, Annette Bening é nome certo para a categoria Melhor Atriz. Grandes chances de indicações para Melhor filme e Melhor Roteiro Original.
A data: 12/11

8-Blue Valentine
A história: O filme basicamente acompanha a vida de um jovem casal, interpretado por Michelle Williams e Ryan Gosling.
O Hype indica: Seria um forte candidato às grandes categorias se não fosse pela classificação 18 anos imposta pelo órgão responsável nos EUA. Mas ainda é um queridinho da crítica e pode surpreender.
A data: 31/12

9-Além da vida (Hereafter)
A história: Três diferentes histórias conectadas por um tema em comum, a morte. Matt Damon interpreta um médium no filme.
O Hype indica: É, tudo indica que o Sr. Oscar, Clint Eastwood, perdeu o jeito. Após o fracasso de Invictus, mais um filme do diretor começa a desaparecer como um fantasma das listas de possíveis indicações. Mas não podemos menosprezar um filme de Eastwood.
A data: 11/02

10-Um Lugar Qualquer (Somewhere)
A história: Uma visita de sua filha de 11 anos de idade faz um ator famoso repensar sua vida vazia. O filme tem fundo autobiográfico, revelando aspectos da relação entre Sofia Coppola e seu pai Francis Ford.
O Hype indica: Grande vencedor do Festival de Veneza, Somewhere corre por fora na disputa para uma das 10 vagas na categoria de Melhor Filme.
A data: Sem data definida no Brasil.

11- The Fighter
A história: História real de boxeador irlandês...sim, você já viu essa história várias vezes.
O Hype indica: A Academia adora uma biografia, e também curte um filme sobre boxe, então esse azarão pode se tornar um peso-pesado na hora da escolha dos indicados. As atuações também prometem. Christian Bale, fã de transformações físicas drásticas, perdeu peso para interpretar o irmão complicado do boxeador Micky (Mark Wahlberg).
A data: 24/12

12- Atração Perigosa (The Town)
A história: Ladrão de bancos se apaixona pela gerente de um dos locais que assaltou.
O Hype indica: A recepção crítica da nova obra do diretor e ator Ben Affleck foi ótima, e tudo indica que o filme vai longe na temporada do tapete vermelho.
A data: 29/10, corre pro cinema!

13- Como você sabe? (How do you know?)
A história: Reese Witherspoon fica dividida entre o executivo fracassado Paul Rudd e o jogador de baseball Owen Wilson.
O Hype indica: Comédia Romântica que juntará novamente Jack Nicholson e seu diretor em Melhor é Impossível, James L. Brooks. Precisa dizer mais? Deve ficar com a “vaga para comédias” do ano.
A data: 04/02

Coadjuvantes na disputa: Os thrillers O Turista e 72 Horas, de Florian Henckel e Paul Haggis respectivamente, podem surpreender. A Academia pode colocar uma animação no Top 10 de gente grande novamente, e a escolhida seria Toy Story 3. Jennifer Lawrence deve ser indicada como melhor atriz por seu misterioso Winter’s Bone. Woody Allen sempre tem chances nas categorias de roteiro e direção, dessa vez com Você vai conhecer o homem de seus sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário