sábado, 9 de outubro de 2010

Heavy Metal Thunder


Filme: Homem de Ferro 2 (Iron Man 2, 2010)
Nota:8
Para ler escutando: Salute Your Solution - The Raconteurs

Histórias em quadrinhos não são feitas só de meninas com coelhinhos e meninos de língua presa. Essa frase deixou de ser só um mantra nerd, utilizado para convencer bullies de que suas coleções caríssimas são legais, e virou uma verdade conhecida por multidões. Os tempos de Adam West subindo em prédios vestido em leggings acabaram. Até mesmo a série de filmes do homem de aço dirigida por Richard Donner são cenas de um passado distante agora. E nessa transição, as coloridas páginas das HQs ganharam cores mais sombrias. É possível dizer que tudo começou com nosso mestre do obscuro, Tim Burton, quando este resolveu dar a sua cara para um dos favoritos do público, Batman. Não gosto muito do resultado, mas foi a primeira tentativa de criar um clima diferente em um filme de super-heróis (e os diretores seguintes da franquia não ajudaram nada nessa tentativa). Aí veio o primeiro salvador nerd: Bryan Singer. Singer, fã da Marvel, trouxe temas sérios e bom elenco para seu X-Men e começou uma onda fantástica (mais uma vez, o diretor seguinte da franquia destruiu tudo). Sam Raimi popularizou ainda mais a fórmula com Spider-man (esse nem precisou de sucessor pra errar a mão), e Singer tentou sem sucesso revitalizar o Superman. Eis que chega o novo defensor geek: Christopher Nolan. Christopher Nolan fez as duas primeiras adaptações de HQ que nem precisavam do herói e das fantasias pra funcionar. São dois grandes épicos de ação, dois filmes policiais psicologicamente complexos. E agora o ambicioso Nolan está escrevendo o retorno do homem de aço. Dirigindo? Zack Snyder, da sombria e plástica adaptação de Watchmen.

Sim, Nolan é um gênio, e foi capaz de dar a Gotham exatamente o tratamento que ela precisava. Ele fez o filme de super-herói ser levado a sério. Mas o que eu adoro na série Homem de Ferro, que chega ao seu segundo capítulo nas mãos de Jon Favreau, é que ela não se leva tanto a sério. Favreau se diverte com Iron Man, tanto no seu papel de diretor, quanto na frente das câmeras como o motorista Happy. O diretor quer providenciar um alívio cômico à geração que aplaudiu de pé a luta entre o Homem Morcego e o Coringa. Enquanto Nolan é profundamente adulto, Jon Favreau traz um gênero fundamentalmente adolescente de volta para seu público.

A grande atração de Homem de Ferro 2, para os entendidos, é a introdução de Nick Fury, e o filme inteiro funciona como a primeira Prequel de Os Vingadores. Quem conhece a história fica babando com as piadas internas e referências (escudo do Capt. América, o Novo México de Thor), mas os não-entusiastas do tema ficam à deriva, assim como estão agora lendo esse texto. Sou nerd e estou escrevendo como nerd. A minha expectativa para o filme de Joss Whedon, que unirá parte dos heróis do universo Marvel, não podia estar maior agora. E com o anúncio do desenvolvimento de Superman e Lanterna Verde e a possibilidade de produção de Flash e Mulher Maravilha, podemos esperar uma batalha de super-times no futuro, Os Vingadores X Liga da Justiça? Marvel x DC? O estilo Favreau X o estilo Nolan? *respira*

O elenco de Homem de Ferro 2 está afiado, com uma performance sólida da instável Gwyneth Paltrow, e Sam Rockwell, o homem que devia ter sido indicado ao Oscar por sua atuação genial em Lunar. Scarlett, Cheadle e Rourke não atrapalham nem impressionam.Mas parte da qualidade da franquia Iron Man depende de uma variável chamada Robert Downey Jr. RDJ, a mais nova fênix do cinema americano, fez de Tony Stark exatamente o que ele precisava ser. Tony Stark não é um torturado e sinistro vigilante. Deixe isso pra Bruce Wayne e Rorschach. Tony Stark é um Rockstar. Voando ao som de AC/DC. E a explicação do sucesso de Tony entre os geeks? Ele fez o geek, o gênio dos computadores, o engenheiro, o físico ser um rockstar. Coisa que antes de Iron Man, só o Neo de Matrix tinha feito.

Bruce Wayne e Tony Stark possuem elementos em comum, na verdade. Ambos são homens sem super-poderes, que se tornam super-heróis pois querem deixar um legado maior do que suas empresas e sua riqueza. Mas enquanto o Batman é um personagem traumatizado e complexo, e sua história deve adquirir um ritmo de grande ópera pra funcionar, o Homem de Ferro é um Frontman, e é com o som das guitarras, um grande palco e uma multidão de adolescentes gritando que ele deve ser recebido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário