domingo, 3 de outubro de 2010

Playlist TTF #18 - Falling in and out of love

Depois de duas semanas sem posts, o Through the frames tem orgulho de apresentar uma playlist histórica. A playlist TTF #18 é conceitual e quer ser a “(500) Dias com Ela” das playlists. 14+1 faixas, dois temas antagônicos e inseparáveis, dois lados de uma mesma moeda.
Qualquer que seja a sua idade, você provavelmente conhece a sequência descrita por essa lista. Da romântica viagem à lua de Frank Sinatra, até o dramático “Você não vê o que fez com meu coração? É uma terra destruída agora” do Interpol, essa lista retrata o sentimento mais batido de todos, do início ao fim, sem exagerar no açúcar e sem cair no lado The Police da fossa (Sting, suas letras só conquistam uma ordem de restrição).

Primeira parte – What a world, what a life, you’re in love.

1- Whistle for the choir – The Fratellis
Uma cantada cantada (perdoem o trocadilho), essa música é a trilha perfeita pro dia posterior ao dia em que você conheceu alguém interessante. Você ainda não sabe se vai pra frente, mas não consegue parar de pensar naquela pessoa.

2-Funny little frog –Belle and Sebastian
Vocês ainda estão na fase platônica. Nada melhor que a declaração de amor imaginário super romântica de Stuart Murdoch. Sim, ele está falando com uma capa de revista, eu acho. Mas não deixa de ser romântico.

3-Something Stupid – Frank and Nancy Sinatra
Agora alguns encontros já aconteceram, aquele nervosismo inicial ainda está presente e você ainda não tem certeza dos seus sentimentos. Mas de uma coisa você tem certeza: As borboletas no estômago e aquele sorriso bobo estão lá e está bom demais.

4- Just Like Heaven – The Cure
Agora seu pé já não toca o chão mesmo. E essa pérola do The Cure é a trilha perfeita pra esses dias de cabeça nas nuvens.


5-All my loving – The Beatles
Sentir saudades também faz parte. Eu podia ter colocado Something aqui, mas não resisti e coloquei uma das minhas músicas favoritas de todos os tempos.

6-Made up love song #43 - Guillemots
Nada mais lindo do que dizer que “o amor faz até uma lata de coca-cola vazia soar poética”. Obrigada, Fyfe Dangerfield, por inventar essa tal quadragésima terceira canção de amor.

7-Último Romance – Los Hermanos
A música mais romântica do rock nacional retrata um relacionamento com simplicidade e beleza. Pra casais de longa data, um sentimento mais sólido.


Segunda parte – Love will tear us apart

8-Sentimental – Los Hermanos
Mas, Amarante, você não acabou de cantar a música mais romântica do rock nacional? É, nem assim se pode evitar. Bem-vindos à segunda parte da playlist. As crises começam aqui. Ah, o abismo que é pensar em sentir…

9-When your mind is made up– The Swell Season
Se o filme é de quebrar o coração, muito se deve à sua doída trilha, que chega ao ápice com essa música brutal. Coloque o cd e chore à vontade.

10-No one’s gonna love you – Band of horses
Um verdadeiro hino pros corações partidos, usa todos os lugares-comuns da classe, como “é como se tivessem arrancado uma parte do meu corpo” e “ninguém vai te amar mais do que eu”. Mas o resultado não é breguice, e sim tradução perfeita dessa fase ruim.

11-Here’s looking at you, kid – The gaslight anthem
Uma fossa só é para os fracos. Em “Here’s Looking at you, kid”, Brian Fallon revisita todos seus relacionamentos fracassados em menos de 5 minutos, 5 ótimos e depressivos minutos.

12- F*** was I – Jenny owen youngs
Pra mim, a melhor descrição de decepção amorosa já escrita. Violenta. Sem rodeios. Simples assim.

13-How we walk –Mando diao
Essa gaita me destrói. Sim, a letra também, e o resto da melodia, mas a gaita só piora tudo. Um lamento sobre a influência que algumas pessoas exercem na gente, e a subseqüente falta que elas fazem quando resolvem sair das nossas vidas.

14-Everybody’s gotta learn sometimes – Beck
“Everybody’s gotta learn sometimes”, um cover de uma banda chamada The Korgis cantado pelo gênio Beck já teria lugar garantido aqui só por sua letra e melancolia, mas ainda marca mais pontos por ser parte da trilha de “Brilho eterno de uma mente sem lembranças”. Profundamente apropriado.

Faixa Bônus

15-Fuck you – Cee lo green
Só porque algumas pessoas usam a fossa de maneira mais agressiva, e, nesse caso, engraçada. Espera que um dia você vai querer cantar esse refrão pra alguém.

2 comentários:

  1. Um dos seus melhores posts, adorei o comentários irônicos adicionados vez ou outra. Muito bom. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ok, quando eu penso que não dá pra ficar melhor, vc vêm com essa.

    Meu, eu fui do céu ao inferno com essa lista, me pegou num momento bem "frágil", digamos assim. Todas as músicas são muito fortes, impactantes, mexeram demais comigo. Nem farei comentários individuais pois seria injustiça com as outras músicas.

    Lista perfeita, mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir