domingo, 19 de setembro de 2010

Playlist TTF #17 – Start crying your heart out

Depois de uma sequência de playlists animadas e ensolaradas, uma mudança drástica chega na forma de nuvens cinzas no blog. Estou aqui para fornecer música-ambiente para um lugar que é inevitável de entrar às vezes, mas indesejável de ficar preso por muito tempo. Não estou falando do elevador ou do consultório de dentista. Esses lugares já têm música-ambiente, e quem fornece é a Antena 1. Eu estou falando do fundo do poço. Essa lista não fala de nenhum motivo específico que pode te levar ao fundo do poço, como luto ou fossa (essas playlists ainda estão por vir), mas é, na verdade, uma coleção de músicas que são apenas absurdamente tristes, e não dependem de um tema ou fator pra isso. Prepara o lencinho.

1-Hallelujah – Rufus Wainwright
A música mais triste de todos os tempos está se tornando um clichê, de tanto que fazem versão atrás de versão dela. A original de Leonard Cohen foi eclipsada pela definitiva versão de Jeff Buckley. Mas mesmo com o fim trágico de Buckley criando uma atmosfera ainda mais densa para sua versão, o piano solitário e os vocais cheios de alma de Rufus Wainwright conseguem ser ainda mais melancólicos.

2-Amie- Damien Rice
Damien Rice é um mestre do fundo do poço. A escolha mais óbvia aqui seria a famosa “The Blower’s Daughter”, mas é em “Amie” que a delicadeza triste da música tema de Closer ganha mais força e mais pompa com um instrumental lindo de morrer.

3-Karma police – Radiohead
Se o fundo do poço realmente tem uma trilha sonora, essa trilha sonora se chama Ok Computer pra mim. E apesar de sua letra incompreensível, Karma Police é o tipo de música que você canta em momentos de tristeza mais raivosa, quase em resmungos.

4- Amsterdam – Coldplay
Que letra, que música, que álbum, que fase sensacional do Coldplay. Amsterdam é um pedido de ajuda urgente, angustiado e sufocante, vindo de alguém que está perdendo o controle.

5- Hurt – Johnny Cash
Essa música do Nine Inch Nails sempre pertenceu ao Homem de Preto, nós apenas não sabíamos. Experimenta ver a cinebiografia de Cash, “Johnny e June”, e depois assistir esse doloroso clipe dirigido por Mark Romanek. É assistir a alguém cantando seu próprio réquiem.

6- Everybody hurts – R.E.M.
Dá pra ver, através da belíssima letra, que Everybody Hurts foi feita com o objetivo de consolar e confortar. Ela meio que falha nesse objetivo, mas é extremamente bem sucedida em me fazer chorar...toda...vez.

7-Wake up – Arcade fire
Pode parecer feliz na primeira vez que você ouvir (ou ouviu), mas a intensidade da música e a letra, que fala sobre perda da inocência e falta de esperança, é de cortar o coração. Um sorriso de mentira que esconde uma tempestade interna.

Um comentário: