E chegam as férias e, com elas, a possibilidade de seu filme virar um Road movie.A liberdade, as linhas, as montanhas, vales e praias passando fugazes pela sua janela. A idéia de fugir do tédio de sua vida normal e de sua cidade indo pra algum lugar que, provavelmente, seria mais entediante ainda se você morasse nele (porém, quando vamos embora após uma ou duas semanas, sempre pensamos que queríamos morar ali). Playlists de viagem são uma coisa extremamente pessoal (por isso que é tão legal quando o dono do carro tem um gosto incompatível com o seu), mas resolvi colocar aqui o que seria uma versão resumida de uma playlist de viagem padrão minha. Com uma lista dessas, dormir na Estrada é para os fracos.
P.S.: Essa semana, especialmente, a Playlist TTF vem com 14 faixas! Semana passada não pude colocar nada no Blog, semana de provas, you know, e resolvi compensar nesse primeiro domingo de férias.
1-Tiny Dancer – Elton John
Um dia eu ainda puxo uma cantoria de Tiny Dancer num ônibus. Mas por enquanto, só escutar essa inesquecível parte de “Quase Famosos” na estrada já é épico o suficiente.
2-Thunder Road – Bruce Springsteen
Quer alongar essa playlist para que ela dure a viagem inteira? Te dou uma dica: Coloca a discografia inteira do The Boss. Eu não poderia ter escolhido a já batida Born to run quando uma das melhores músicas de todos os tempos evoca estradas do trovão, e capôs de velhos chevrolets. Abaixe os vidros e sinta o vento nos seus cabelos, por que O Chefe mandou.
3-Miles Davis and the Cool – The Gaslight Anthem
Essa já te dá o recado: Não demore muito pra voltar para casa. Mas o mais pomposo dos hinos contidos no segundo álbum dos garotos de Jersey parece mais uma boa trilha para acelerar rumo a um pôr-do-sol.
4-The Way - Fastball
Uma escolha óbvia, essa aqui… Funcionaria mais numa estrada desértica da Califórnia, mas é trilha genial para uma viagem com os amigos. A letra é convite para cantar junto sem pensar que, ao contrário do que diz a música, você tem sim dia certo pra voltar.
5-Dog Days Are Over – Florence + the machine
Os dias de cão acabaram, então agora você pode fugir de tudo. Férias, anyone? Sim, Florence estava falando de algo mais profundo que isso, mas que a felicidade me acertou como uma bala na cabeça, quando eu terminei a última prova do período, ah, acertou.
6-Driftwood - Travis
Alguns corações precisam de movimento, não podem fixar raízes, seguem o fluxo dos rios sem hora para parar. É isso que Fran Healy canta aqui, e mesmo que você não seja um viajante solitário, a melhor música que o Travis já gravou é ótima para entrar no espírito de viagem.
7-Conversation – Colin Hay
A única realmente triste da Playlist, está aí por que sempre esteve na minha lista de viagem. A batida do violão e a voz meio country do ex-vocalista do Men At Work combinam com a vista das montanhas castigadas pela mineração em Minas. *Essa não tem no Youtube, mas aí vai o link incluindo Download no site da Daytrotter...melhor ainda, não é?*
8-O Vento – Los Hermanos
Outra banda que merece um cd inteiro na sua viagem, e nem precisa de grandes introduções. Um toque de Brasil na Playlist, coisa que tava faltando nas últimas listas do TTF.
9-Place out on the ocean – Jamey Johnson
Confirmando aqui minha fase Folk/Country, a voz grave e as guitarras que choram dessa aposta da Spin Magazine, Jamey Johnson. A letra fala de um novo horizonte, um paraíso, um lugar pertinho do mar. Dá pra combinar mais?
10-Chicago – Sufjan Stevens
Trilha do meu filme favorito, que é o Road-movie Pequena Miss Sunshine, pode ser a trilha da sua viagem em família, mesmo que não inclua um avô no porta-malas e uma Kombi amarela. Ou que inclua, vai saber...
11- Won’t turn back – Needtobreathe
Essa é ótima se, ao viajar, você está deixando alguém importante para trás. Mas fica calmo porque em breve você estará de volta. Ps: A versão de estúdio é melhor, a voz do cara tá parecendo a do Caleb Followill, mas não achei no YouTube.
12-Ridin’ in my car – She and Him
É, você não tem um conversível ou um Cinquecento numa estrada da Toscana, mas isso não é um motivo para você não ouvir o delicioso som retrô do She and Him.
13- There goes the fear - Doves
Nem acredito que a melhor canção do Doves é a primeira faixa da trilha de “500 dias com ela” a aparecer por aqui. Obsessão é uma boa palavra para a minha relação com esse cd, e a trilha da sensacional cena da loja Ikea se torna, nessa versão acústica, essencial para aquela viagem noturna que você está fazendo, com o peso dos seus olhos afetado pelo remédio para enjôo.
14- Paisagem da Janela – Lô Borges
Tive que colocar essa sabia por quê? Porque você pode estar viajando para Minas Gerais! Se for o seu caso, essa faixa clássica não pode faltar! Um hino para as cidades e estradas do estado do Uai.
Pois é, acho que é a primeira vez que não concordo muito com uma lista sua.
ResponderExcluirNuma viagem, principalmente com os amigos, eu não consigo escutar músicas calmas, meio que de fundo... eu prefiro coisas pra cima, pra todo mundo cantar junto, tipo um The Killers - Bling, Bones e Why do I Keep Counting? são ótimos exemplos - ou até mesmo Cachorro Grande, que eu nem curto muito mas que tem ótimas músicas pra cantar bem alto.
Se bem que nem dá pra pegar esse ritmo a viagem inteira! Aí algumas das suas sugestões até que cairiam bem, pra depois imendar em mais uma sessão de cantoria.