domingo, 20 de junho de 2010

Playlist TTF #6 Nada se cria,tudo se transforma

Remakes e Covers são dois conceitos parecidos, mas com fórmulas de sucesso completamente diferentes. Afinal, um bom Remake cinematgráfico é aquele que muda pouco, apenas o suficiente para mostrar a assinatura do corajoso diretor que está revisitando a obra de alguém. O meio-termo é o segredo (pra mim o segredo é NÃO fazer remake...não gosto mesmo, vocês podem ver minha opinião sobre isso na crítica de “Nine” de Rob Marshall). Já no mundo da música, a reinvenção de uma faixa é muito mais digna. Mudar tudo, se com qualidade, vale. Fazer uma versão idêntica à original, também vale. A questão aqui é fazer da sua versão memorável, seja através de inovações ou capacidade vocal mesmo. Essa foi a lista mais difícil de resumir, doeu deixar de lado bons covers como “Feeling Good” com o Muse e “Wicked Game” com a banda Ex-Lovers (quase um The XX), mas aqui estão apenas versões que impressionam e acrescentam alguma coisa à experiência de escutar a original. Se um Remake ganhou até Oscar recentemente (“Os infiltrados” de Scorsese é uma versão de “Infernal Affairs” de Hong Kong), vamos celebrar o princípio de Lavoisier!

1- Never Tear Us Apart – Record Club
Versão Original: INXS

Me deparei com essa versão durante a semana e na hora pensei: “Vou mudar o tema da Playlist só para incluir essa pérola”. Os violinos e a voz suave de Annie Clark (St.Vincent) dominam o clássico do INXS, que já teve outra versão genial na voz de Joe Cocker.

2-Womanizer – Lily Allen
Versão Original: Britney Spears
Odeio tanto este sucesso de Britney Spears que relutei em ouvir quando vi que Lily tinha o regravado. Mas levei um susto quando reconheci um piano e aquele ar “clube esfumaçado de jazz em NY”, e pensei: Num é que ficou bom? Me enganei, não ficou bom. Ficou fantástico.

3-I Kissed a Girl–Travis
Versão Original: Katy Perry

Além da música ter ficado ótima ( e eu realmente não sou muito fã dessa faixa da Katy Perry), o conjunto é simplesmente hilário. É um cara cantando “I kissed a girl”. Pensa na letra. Então...

4-Hot in Herre – Jenny Owen Youngs
Versão Original: Nelly

O melhor exemplo de cover da lista. Alguém consegue reconhecer o horroroso sucesso do rapper Nelly neste pedaço de Folk/Indie Pop? E tudo fica melhor se você reparar na letra da música, que Jenny canta com a maior naturalidade, sem mudar praticamente nada. Genial.

5-No Surprises –Regina Spektor
Versão Original: Radiohead
Não acredito que a primeira música do Radiohead a aparecer no Through The Frames (gusto muito da banda) não está na voz de Thom Yorke, e sim na versão da peculiar Regina Spektor, que consegue deixar ainda mais deprê uma das músicas mais tristes da história. Primeira vez que eu ouvi, em um dia comum, no qual nada de ruim aconteceu, eu chorei, por “mérito” da música apenas.

6-Starstrukk – Marina and The Diamonds
Versão Original: 3Oh!3 feat. Katy Perry
O programa BBC Radio 1 Live Lounge nos presenteia com covers geniais como o do Arctic Monkeys para “You Know I’m No Good” da Winehouse, o do The Gaslight Anthem para “I do not hook up” de Kelly Clarkson e Jamie T com “If were a boy” de Beyoncé (e alguns assassinatos, como Leona Lewis estragando a belíssima Run do Snow Patrol) e escolhi para representar esse programa essa reinvenção de Marina and The Diamonds que dá tanta classe para a música do 3Oh!3 que a faixa se torna irreconhecível.E cada vez que eu escuto essa versão eu fico mais impressionada.

7-Billie Jean –Chris Cornell
Versão Original: Michael Jackson
Sabe quando você escuta uma música e pensa: “Eu conheço isso de algum lugar...”? Essa versão do clássico de Michael Jackson (que foi utilizada por um participante do American Idol, David Cook, e até mesmo melhorada por ele) é tão original que eu não reconheci a pérola do pop na primeira vez que ouvi. Mérito do ex-vocalista do Soundgarden por me fazer ouvir algo que eu já tinha até cansado de escutar como se fosse a primeira vez

3 comentários:

  1. Mais uma lista impecável =)

    Meu, essa do Chris Cornell tá sensacional! Sou bem fã de covers, mas não conhecia essa ainda, muito boa!

    Falando em "Womanizer", a versão do Franz também tá incrível! Não sei como essa música pode ficar tão boa...

    Só senti falta de uma do Arctic Monkeys, os covers deles são muito bons. Você citou a "You Know I'm No Good", mas tem também "Diamonds Are Forever", que originalmente é da trilha do James Bond, e "Red Rigth Hand", do Nick Cave.

    Além dessas, só pra colocar uma brasileira na lista - quer dizer, a banda é brasileira, a música não - tem a "Cities in Dust", do Siouxsie & The Banshees, tocada pelo Pato Fu, também muito boa.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que sugestões! Admito que Red Right Hand só não está aí pq me fugiu à memória que era um cover do Nick Cave, senão era certo! E eu não conhecia essa versão do Patu Fu pra Cities in dust, e AMEI! Nossa, muito boa mesmo!
    Sobre Womanizer, eu ainda prefiro a da Lily do que a do Franz,e Franz é uma das minhas bandas favoritas...acho q eles erram um pouco a mão nos covers, igual com All my friends do LCD
    Brigada por comentar!
    ps: Parabéns pelo cover de Arctic no youtube! Não comentei lá pq não tenho conta no YT

    ResponderExcluir
  3. Que bom que você gostou! Tava pensando em tocar Jenny Was a Friend Of Mine, do Killers, mas as provas na faculdade não me deixam... assim que der eu coloco lá.

    Mas concordo, o cover da Lily pra Womanizer é melhor do que o do Franz mesmo... e não conheço essa do LCD, vou procurar. Também é uma das minhas bandas favoritas, e o show foi o máximo!

    ResponderExcluir