domingo, 11 de julho de 2010

Playlist TTF #8 – Video killed the radio star

No ínicio de tudo, eram filmagens da banda “ao vivo” (com playbacks claros) que passavam apenas uma vez em programas semanais (vide Fantástico). Aí veio Thriller, e a era das super-produções e da MTV começou. Mas ainda não era visto como arte. Essa missão, de dar novo status ao videoclipe, caiu sobre os ombros de David Fincher (Vogue, Freedom ’90) e Michel Gondry (os melhores do White Stripes), que, após deixar suas marcas no mundo da música, se tornaram grandes cineastas. É claro que para cada Vogue existem 200 Girls Just Wanna Have Fun, e para cada Ela Disse Adeus existem 200 “Japa Girl”s. Tentei juntar nessa lista os melhores clipes que não são mencionados com freqüência nas listas de melhores clipes da década ou da história. Essa lista não é para seus ouvidos, então, fica de olho nessas pequenas obras de arte.

1-Hang me up to dry – Cold War Kids
Tipo de clipe: Preto & Branco
Motivos pelos quais esse clipe é ótimo: A proposta do clipe é ser um trailer para um filme que não existe, e toda vez que eu assisto eu fico com vontade de ver o filme. A fotografia é fantástica e tudo combina com o clima da música.
A música é digna?: Sim, a melhor faixa do Cold War Kids merecia um clipe à altura. Belíssimo riff de baixo.

2-A Thing for Me – Metronomy
Tipo de clipe: Engraçado
Motivos pelos quais esse clipe é ótimo: Eu não canso de assistir o vídeo de A Thing For Me. Começa do jeito mais trash possível, mas rapidamente mostra à que veio. Hilário.
A música é digna?: É igualmente divertida, mas os vocais irritam um pouco.

3-Noites de um verão qualquer – Skank
Tipo de clipe: Nacional
Motivos pelos quais esse clipe é ótimo: Reafirmando o status Cult do caderninho Moleskine, esse clipe do Skank mostra que a produção nacional tem muito à oferecer. Animação genial.
A música é digna?: Uma das melhores faixas do pior cd do Skank. O clipe é bem melhor que a música nesse caso.

4-Strawberry Swing – Coldplay
Tipo de clipe: Fofo
Motivos pelos quais esse clipe é ótimo: Quando eu falava dos meus clipes favoritos há um tempo, The Scientist era presença certa na lista. Mas o Coldplay se superou no poético e romântico vídeo para Strawberry Swing. Animação linda, linda.
A música é digna?: Sim. Apesar de que Strawberry Swing é 500% melhor em versões ao vivo do que na versão de estúdio.

5-Reptilia – The Strokes
Tipo de clipe: Cool
Motivos pelos quais esse clipe é ótimo: É um vídeo simples. Mas é tão, tão, tão cool. Os closes inusitados nos sapatos, mãos e costas dos membros da banda, geniais. O clipe que me fez sonhar em aprender a tocar guitarra.
A música é digna?: 1000 vezes digna.

6-She’s my man – Scissor Sisters
Tipo de clipe: Criativo
Motivos pelos quais esse clipe é ótimo: O efeito das marionetes humanas é absurdamente bem feito (e foi usado novamente com sucesso em um clipe do Two door cinema club) e o resultado é, além de criativo, engraçado. Pertence às duas categorias.
A música é digna?: Não está entre as minhas favoritas da banda, mas é legal.

7-This Momentary – Delphic
Tipo de clipe: Artístico
Motivos pelos quais esse clipe é ótimo: A sensação de assistir à This Momentary é a mesma de ver um enigmático filme de cinema Cult. Realmente te faz sentir, vai além das imagens bem filmadas. Quase um pequeno documentário sobre a devastada Chernobyl.
A música é digna?: Sim, e cria uma atmosfera muito interessante no clipe.

Um comentário:

  1. Meu, você me viciou em A Thing For Me! Esse clipe é muito bom, não consigo parar de ver (sério, ontem eu vi ele quatro vezes seguidas... medo).

    E o Skank tem vindo com clipes cada vez melhores - primeiro Simplesmente e agora esse, que é muito bonito.

    Eu até gosto de clipes, mas tenho um certo medo de ver clipes de músicas que eu gosto, porque tenho medo de me decepcionar. Como o clipe de Who'd Have Know da Lily Allen, que é uma das minhas músicas favoritas dela, mas o clipe...

    ResponderExcluir