domingo, 22 de agosto de 2010

Playlist TTF #14 – Keep it Cool

Cool. Em português, o intraduzível adjetivo foi aproximado pelo horroroso “Descolado” (tão não-cool comparar ser cool com um adesivo). Um adjetivo díficil de definir, subjetivo, pessoal e em mudança constante. Mas Cool não é um adjetivo pra ser definido. É impossível explicar o que torna uma coisa ou uma pessoa ou uma obra cool. É simplesmente algo que se sente, e vira um consenso quando todo mundo sente também.

No cinema e na fotografia, a estética Black and White, Marcello Mastroianni e Audrey Hepburn, óculos escuros, Gene Kelly dançando na chuva, Bogart e o piano de seu amigo Sam, George Clooney roubando um cassino, Gordon-levitt explodindo um elevador em câmera-lenta. Na TV, a HBO ainda comanda o mundo dos descolados, com séries como Mad Men.

Na moda, no comércio em geral, Cool é o que as agências de publicidade querem que você ache cool. Geralmente a estética minimalista e moderna, que levou a Apple ao topo do status de marca cool, prevalece. A Ray-ban com seu Wayfarer e a Converse com seu All Star também souberam injetar “coolness” extrema nos seus produtos.

E na música? O Jazz é o maior expoente dessa linha, com a aura fortíssima de estilo que o cerca. E é dele que vêm muita das nossas noções de música descolada, como um som de baixo forte, a bateria e um piano marcados, a guitarra mais interrompida e chorada. Aí vão 7 músicas que descrevem melhor esse adjetivo do que qualquer coisa que eu possa escrever aqui, em toda a minha falta de Coolness.
PS: Repetir o adjetivo cool tantas vezes não é nada cool. Mas se cool não tem um sinônimo cool, o que me resta é não ser cool.

1-Ulysses – Franz ferdinand
Muita gente define o ser “cool” como ter aquela cara de tédio. Então, nada melhor do que Alex Kapranos cantando sobre seu tédio pré-balada em cima de um baixo preguiçoso e todas as características sonoras que fizeram a fama desses rapazes escoceses tão estilosos.

2-Mack the Knife – Frank Sinatra and Jimmy Buffet
A música mais Cool de todos os tempos, vinda do cara mais Cool da história da música. Experimenta dançar Mack the Knife sozinho em casa. Pode ir. Não se envergonhe.

3- Sultans of swing –Dire Straits
Mark Knopfler não canta, ele conversa, resmunga, como se estivesse sentado numa mesa de um bar esfumaçado, no qual apenas uma guitarra chorava ao fundo. Oh, so cool.

4-Clint Eastwood – Gorillaz
Damon Albarn já era descolado ao extremo na sua modesta e desconhecida banda dos anos 90, o Blur. Mas foi com o cd de estréia de seu projeto paralelo que ele conseguiu a perfeição nesse quesito. Até o conceito por trás da banda é style.

5-Heartbreak Hotel – Elvis Presley
O jeito mais cool de curtir uma fossa. Simplérrima e minimalista, Heartbreak Hotel é um clássico. Música mais descolada de um cara que fez “A Little less conversation”...lembra? A música da propaganda da Nike?

6-Never There – Cake
Todos aqueles elementos que eu mencionei antes estão aí. O baixo, uma seção de metais meio jazzy, os vocais preguiçosos. É de escutar numa estrada desértica, de óculos escuros num conversível, bem Nina Persson no clipe de My Favourite Game.

7-Pale Blue Eyes (The Velvet Underground Cover) – The Kills
Substituindo a melancolia da original da trupe de Lou Reed, Alisson Mosshart canta essa pérola com sutileza e displicência. Fechando essa lista bem demais.

4 comentários:

  1. Meu, Never There, Ulysses e Clint Eastwood numa lista só é muito cool!

    Acrescentaria Harder to Breath ou Can't Stop, do Maroon 5 (banda mega cool), e Short Skirt Long Jacket, do Cake.

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de mencionar a Sultans of Swing, mais cool que isso impossível!

    (parei de spammar seu blog, prometo)

    ResponderExcluir
  3. Ana, sua linda... seu bom gosto é enorme. Realmente cool... keep going.

    ResponderExcluir
  4. Ana, adoro como você consegue pensar nos temas mais inusitados.
    Não sei muito bem definir o que é cool ou não, mas já que você falou que jazz é cool, então, não podemos deixar de mencionar Ella Fitzgerald ("Dream A Little Dream Of Me", "Summertime" e "Ding Dong! The Witch Is Dead"), Etta James ("At Last"), Louis Armstrong....
    Ai, e você falou que Cake é cool!!! Tô me sentindo agora!!! Bom, deles eu gosto muito de "Short Skirt Long Jacket", "Love You Madly" e "Perhaps, Perhaps, Perhaps".
    Agora, vamos comentar das coisas que eu não conhecia... AMEI a versão do The Kills pra "Pale Blue Eyes"! Hum, e eu não conhecia "Mack the Knife"... Não me mate! Ah, e eu também não sabia que "Sultans of Swing" se chamava "Sultans of Swing", mas isso é quase normal, já que eu não lembro o nome de nada...
    Já te falei como eu adoro suas playlists, né?

    ResponderExcluir