domingo, 8 de agosto de 2010

Playlist TTF #12 – Thriller night

“It’s close to midnight, something evil’s lurkin in the dark”. O que faz uma música ser especialmente assustadora? Algumas vezes, motivos pessoais. Pra mim, essa é a música mais assustadora de todos os tempos. Porquê? Assim que eu troquei de PC, eu não estava familiarizada com as funções da máquina. Eu tava toda feliz escutando música nele, usando um fone de ouvido, quando diminui o volume pra estudar. Nesse momento, uma música começou a tocar baixinho, e eu não sabia que música era. Desliguei o iTunes, fechei a janela do navegador, e a música continuou. E ficou mais alta. Fiquei extremamente perturbada com a idéia até descobrir que o PC tinha receptor de rádio e ele tava meio desregulado. Eu tava captando uma Antena 1 da vida. Mas para que uma música seja universalmente assustadora, as regras são as mesmas que valem para um filme. Ela deve, acima de tudo, criar uma atmosfera estranha, densa. Se o clipe ajudar, ou a letra trazer elementos perturbadores? Aí ela vem parar aqui, na lista dessa semana do TTF.

1-Interpol-Evil

Além do boneco estranho do clipe, que algumas pessoas parecem achar assustador (vide comentários no YouTube), a própria temática da música intriga (já vi umas 500 interpretações dessa letra) e seu título já tem tudo a ver com a Playlist. Por essas e outras que escolhi essa genial canção de Paul Banks e Cia. como “Para ler escutando” do meu texto sobre Silêncio dos Inocentes e Psicose.

2-The Beatles- Maxwell’s Silver Hammer

Você escuta essa música pela primeira vez: “Que música feliz! Nossa, muito fofa!”. Você escuta uma segunda vez. Dessa vez, você começa a reparar na letra, enquanto canta animado aqueles “Bang! Bang! Maxwell’s Silver Hammer” e…calma, peraí…esse cara tá matando todo mundo. Os rapazes de Liverpool conquistam seu lugar nessa lista ao compor a música mais feliz do Mundo sobre um serial killer.

3-The Killers feat. Lou Reed – Tranquilize


Existe uma escola em Hollywood que pensa da seguinte maneira: Todo roteiro de terror pode ser mais assustador se incluir crianças.
Não sei se funciona, odeio filme de terror, mas pra esse dueto genial, funciona. Além disso, Brandon Flowers e Lou Reed (principalmente o Reed com sua voz cavernosa) cantando suas paranóias é bem apropriado para essa lista.

4-Keane- Atlantic

Eu vi essa música ao vivo. A iluminação torna tudo o que está ao seu redor vermelho, e no telão, um olho gigante pisca. Estado de transe é o melhor jeito de explicar minha reação. Isso, somado com o clipe SINISTRO inspirado em “O Sétimo Selo” de Ingmar Bergman e uma letra que fala sobre morte e solidão, me dá arrepios.

5-Night Terror – Laura Marling

Eu tenho medo da Laura Marling. Os títulos das músicas dessa menina de 20 anos revelam uma fixação absurda com o obscuro (Fantasmas, Meu Maníaco e Eu, O Diabo Falou, Terror Noturno) não combinam normalmente com seu folk tranqüilo e letras sobre amor, mas aí vem um clipe igual o de Night Terror e...putz.

6-Radiohead-There There

A voz trêmula de Thom Yorke, apesar de ser associada comumente com a tristeza e a melancolia, também pode criar um clima sombrio, como nessa faixa do cd Hail to the thief. Junto com seu clipe estranho e a frase “ Só porque você sente, não quer dizer que está ali” , a música gera uma atmosfera sobrenatural.

7-Pato Fu – Live and let die (Wings Cover)

Olha só, pra mim não dá pra ficar mais assustador que isso. Adoro Pato Fu, mas criancinhas berrando “Viva e deixe morreeer” no meio de acordes de um piano de brinquedo é puro terror psicológico. Morro de aflição, mas pode ser só eu.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. ana_c @thiagomelosts Prepare-se para o desespero de escrever e ninguém comentar. As pessoas falam com vc "Legal seu blog!" e nunca comentam lá.

    depois dessa resolvi tomar vergonha e comentar...
    a verdade é que eu tenho uma certa pregui de comentar blogs, sabe..
    mas juro que vou fazer um esforço pra deixar comentários aqui.
    mas não deixe que meu pecado capital mais frequente (a preguiça) faça você acreditar que não leio seu blog.
    Leio. Gosto. Me orgulho pro ter uma amiga tão FAFICHEIRA quanto (ou ainda mais) eu!!!!!!!!!!
    te amo*)

    ResponderExcluir
  3. Meu, uma das melhores listas até agora.

    Nunca tinha visto o clipe de Atlantic, é realmente perturbador (e assistir o Keane ao vivo deve ter sido awesome). Quando eu ouvi a Leave and Let Die do Pato Fu também achei a coisa mais arrepiante do mundo; um coro de crianças tem mesmo esse efeito, assim como em Tranquilize...

    ResponderExcluir