domingo, 15 de agosto de 2010

Playlist TTF #13 – Túnel do tempo

Aniversários me deixam pensativa. Eu simplesmente não gosto deles. Sou nostálgica demais pra realmente gostar de um dia que celebra a passagem do tempo. E pra mim é inevitável, na proximidade de um dia como esse, pensar em toda a minha trajetória de vida.
Martha Medeiros disse a seguinte coisa: "A vida não é um questionário de Proust. Você não precisa ter que responder ao mundo quais são suas qualidades, sua cor preferida, seu prato favorito, que bicho seria. Que mania de se autoconhecer. Chega de se autoconhecer. Você é o que é, um imperfeito bem-intencionado e que muda de opinião sem a menor culpa.".
A questão é: A graça de se autoconhecer, de responder questionários, de definir favoritismos, de se caracterizar, é perceber como que, se você faz isso com freqüência, as respostas mudam sempre. Você se autoconhece exatamente pra se reconhecer como um ser que muda de opinião.
Então, porque não olhar pra trás e se perguntar: “Como que eu cheguei aqui?”
Vou fazer isso musicalmente. As músicas que marcaram a minha trajetória so far. Que a nostalgia comece.

1-Os primeiros anos

Música-símbolo: Ping-pong – Trem da alegria
Outros exemplos:Festa do estica e puxa (Xuxa) Pó pra tapar taio (Sandy & Júnior), CDs da Eliana e de historinhas
Um filme: A volta ao mundo dos Chipmunks
Comentários: Oh, eu tive infância. Sentada do lado da vitrola, com o meu amado vinil do Trem da alegria e um tecladinho de brinquedo, bons tempos, velhos tempos. A infância ’90 foi a última infância, pobres crianças de hoje.

2-Agora, música de verdade
Música-símbolo: Shout – Tears for fears
Outros exemplos: A hard day’s night, All my loving (The Beatles), You are the one (A-ha), Big in Japan (Alphaville), Like a Virgin (Madonna)
Um filme: Pequeno Grande Time
Comentários: A pequena Ana descobriu um VHS do Tears for fears na locadora, e ficou completamente doida com a banda. Era só pedir pra mãe passar a música lenta e chata (Woman in chains) e tava feliz. Outra atração do meu dia era ver o clipe de A Hard Day’s Night. Os Fab Four correndo da polícia era a coisa mais genial do mundo pra mim na época (e bem que continua sendo genial).

3-Popmania
Música-símbolo: I Want it that way – Backstreet Boys
Outros exemplos: Stop (Spice Girls), Bye bye bye (N*Sync), Ônibusfobia (Jota Quest), Keep on Movin’ (Five), Oops I did it again (Britney Spears), If Only (Hanson)
Um filme: 10 coisas que eu odeio em você
Comentários: Eu tava indo num caminho tão Cult né? Então. Ninguém escapava à febre pop do final dos anos 90. Não podemos julgar as Bieber maníacas de hoje. Eu tinha uma fita só de clipes do BSB e via todo dia. Gritinhos ao ver o Kevin incluídos.

4-Dores de crescimento:
Música-símbolo: Numb – Linkin Park
Outros exemplos: Bring me to life (Evanescence), Stay together for the kids (Blink 182), The kids aren’t alright (The Offspring)
Um filme: X-Men 1 e 2
Comentários: Ah, a rebeldia pré-adolescente. Ninguém me entende, todos são tão bobos e infantis, eu sou tão rebelde. Aí dá nisso. Eu escutava Linkin Park umas 15 horas por dia.

5- Abrindo os olhos

Música-símbolo: Hard to explain – The Strokes
Outros exemplos: I bet you look good on the dancefloor (Arctic Monkeys), The Best of You, D.O.A. (Foo Fighters), 19/2000 (Gorillaz), Sleepwalker (The Wallflowers), The Blower’s Daughter (Damien Rice)
Um filme: Uma Vida Iluminada
Comentários: Aí tudo começou. Eu comecei a ver um programa da MTV chamado Pulso. Acho que só eu lembro dele, era com a Penélope e com o Léo Madeira, e me apresentou a Strokes, Arctic, Kings of Leon, Radiohead... Eternamente grata. Eu dizia que Hard to Explain era o meu hino oficial e que Foo Fighters era a melhor banda do mundo. Muitas músicas dessa época ainda estão entre minhas favoritas.

6- Admirável Mundo Novo

Música-símbolo: Spiralling - Keane
Outros exemplos: Oxford Comma (Vampire Weekend), Golden Skans (Klaxons), Australia (The Shins), Amsterdam (Coldplay), Munich (Editors), Trains to Brazil (Guillemots), How we walk (Mando diao)
Um filme: Pequena miss sunshine
Comentários: A experiência de ir ao show do Keane mudou muita coisa pra mim. Comecei a usar mais a internet, fui conhecendo cada vez mais bandas, fiz Last.fm, Twitter, blog e descobrindo a emoção de caçar música nova online. Bandas menores, filmes menores, visão mais ampla.

7- E agora?

Música-símbolo: Ready to start – Arcade Fire
Outros exemplos: (?)
Um filme: A Origem
Comentários: Que músicas marcarão a fase que começa agora na minha vida? Não sei. Um universo de opções está sempre se abrindo na minha frente e prometo continuar de antenas ligadas, e colocando tudo de interessante que aparecer no caminho aqui no blog. Deixo aqui um agradecimento a todos que lêem o TTF e confiam na opinião dessa criança confusa que aqui escreve. Você percebe, foram 20 anos de muita pesquisa pra chegar até aqui.

3 comentários:

  1. Nostalgia pra mim é palavra de ordem, mas por algum motivo esqueço dela quando o assunto é aniversário. gosto deles. ou pelo menos gostava (não me agrada a idéia de fazer 20 anos e não ter completado nem metade dos meus ideais...).. mas enfim.
    tb acredito que vivemos a última geração da infância feliz, hoje em dia não existe um programa infantil decente, no âmbito musical idem... morro de dó da minha afilhada....
    adorei as músicas símbolo e os filmes! e sim eu lembro de Pulso (bom, digamso que eu não fui tão fã quanto vc, mas eu via alguns programas...)!
    ah! PARABÉNS ADIANTADO! hahaha *)
    "É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem sabe ver."
    Gabriel Garcia Marquez

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo seu post Ana, nem te conheço e me emocionei hehehe

    Me identifico muuuuito com as listas 4 (se eu for no SWU, ouvir Linkin Park vai ser de uma nostalgia sem tamanho, ouvia sem parar o Live In Texas...), 5 e 6, adicionando uma leve fase Green Day/Blink 182/CPM22/Detonautas antes da fase 4, mas depois já das Boy Bands... que a minha irmã adorava, ouvia a tarde inteira, e eu queria morrer.

    Eu não ouvia muita música antes disso, não tinha nem rádio nem MTV em casa, o que dificultava bastante na era pré-Internet.

    E envelhecer é legal, pô! A mudança é uma coisa ótima. Lembrar o passado é muito gostoso, mas o futuro sempre guarda coisas imprevisíveis para nós, e, sejam boas ou más, são estímulos para continuarmos vivos e lutando, sempre. Feliz Aniversário =)

    Só mais um adendo: assisti Inception ontem! Estou sem palavras para descrever, gostei muito. E não, nunca ouvi falar do Pulso, sorry.

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa tag de playlist, ainda mais porque o título da primeira que eu vi era de uma música do Oasis. Me identifiquei muito com várias fases suas, mas tenho que admitir que desde que eu comecei a namorar, 80% do que eu escuto é Oasis, de preferência as músicas que o Noel canta. Com certeza uma música que marca minha vida é ''Don't Look Back in Anger'', mas falando de nostalgia só consegui pensar em ''D'Yer Wanna Be a Spaceman?''....

    ResponderExcluir