domingo, 1 de agosto de 2010

Playlist TTF #11 – Meus personagens favoritos da história das séries de TV (e uma boa música-tema para cada um)

Não existe mais uma fronteira de qualidade e profundidade separando séries e filmes. As obras que vemos na TV hoje em dia estão muito distantes de clássicos superficiais e engraçadinhos como “A Feiticeira” e “Jeannie é um gênio”. Do aprimoramento na arte das sitcoms observado no final dos anos 90 até a ascensão das séries dramáticas com elencos de nível altíssimo dos anos 00, a produção televisiva não fica devendo nada para as telonas. E o melhor: Como um filme tem apenas aproximadamente 2 horas de duração, o tempo de desenvolvimento de um personagem é muito maior no mundo das séries. Logo, a complexidade de cada personagem é muitas vezes melhor retratada na telinha.
Nesse fim de semana, chego ao fim da série mais aclamada (e provavelmente a melhor) da história da TV, “The Sopranos”. E no auge da minha fascinação pelos seus complexos personagens, não consegui pensar em outra lista para escrever aqui. Destaco que eu não acompanho todas as séries do Mundo, logo, posso estar ignorando algum grande personagem e fazendo inúmeras injustiças. Inclusive, não incluí personagens de séries que acompanho à pouco tempo (senão, Don Draper de Mad Men e prof. White de Breaking Bad poderiam entrar na lista). Mas das séries que acompanho, e não são poucas, esse time de sete fascinantes criaturas representa o melhor que tá tendo.
P.S.: As letras das músicas em questão são importantes.

1-Phoebe Buffay– Friends
Devia ser sua música-tema:I Feel It All – Feist
Letra
A excêntrica massagista era a personagem mais complexa e intrigante da melhor sitcom de todos os tempos. E nem o seu passado complicado atrapalhava seu timing cômico impecável.

2-Christopher Moltisanti – The Sopranos
Devia ser sua música-tema: The High Road – Broken Bells
Letra

Numa série que tem os personagens mais bem construídos da história, Chris é o melhor pois nunca se contenta com o que o destino preparou para ele. E por ele torcemos até o final da série. Extremamente humano.

3-Effy Stonem- Skins
Devia ser sua música-tema: Tin man – Animal Kingdom
Letra

As séries adolescentes costumam ser repletas de personagens bidimensionais, preocupados apenas com dinheiro e popularidade. Skins é a série adolescente mais impactante e bem feita de todas, e seu primeiro episódio brilhante é centrado exatamente na misteriosa garota inglesa, que traz o caos por onde passa.

4-Dra. Cristina Yang – Grey’s Anatomy
Devia ser sua música-tema: Details in the Fabric – Jason Mraz feat. James Morrison
Letra

A maioria das pessoas odeia a Yang quando está assistindo as primeiras temporadas de Grey’s Anatomy. A aparente insensibilidade da médica é desconstruída aos poucos, revelando uma das personagens mais humanas de minha série favorita.

5-Lorelai Gilmore – Gilmore Girls
Devia ser sua música-tema: Upside down – Jack Johnson
Letra

Se você acompanha todas as séries que eu coloquei nessa lista, a única escolha que fiz que deve ter te surpreendido foi essa. No meio de tantos personagens densos e psicologicamente conturbados, Lorelai está aqui exatamente por ser um retrato de uma pessoa normal, que construiu uma vida pra si e para sua filha, com bom humor e sensibilidade.

6-Dr. Gregory House – House M.D.
Devia ser sua música-tema: Comfortably Numb – Pink Floyd
Letra

House é uma unanimidade. Irônico, viciado e machucado, não só na perna, mas no coração, o nosso médico favorito é indiscutivelmente genial. Mesmo numa série cuja premissa foi ficando batida (todos episódios seguem o mesmo arco), Greg House é um espetáculo a parte no nosso Prime Time.

7-Benjamin Linus – Lost
Devia ser sua música-tema: Cara estranho – Los Hermanos
Letra

O final de Lost foi decepcionante, e pra mim muita coisa na série não merecia nem 50% dos elogios, mas o fenômeno pop dos anos 00 com certeza tinha coadjuvantes sensacionais. Mas nenhum ficará mais na memória de todos como o misterioso Ben, que foi de psicopata temido à frágil marionete buscando aceitação durante a nossa estadia na ilha mais famosa do mundo.

Um comentário:

  1. Demais Ana! Adoro o jeito que você escreve, é bem cativante, envolvente... E concordo a respeito dos personagens que conheço, a Phoebe e o Dr.House!
    Gabi

    ResponderExcluir