sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

O espaço é o limite!


Filme: Star Trek (Star Trek, 2009)
Nota: 8,5
Para ler escutando: Fireflies – Owl City

Sabe aquela galera que sentava na primeira fileira da sua sala de aula? Então, o mundo agora é dos nerds. Como Nerd orgulhosa,acompanho essa evolução e acho isso o máximo.

Tudo começou com os saltos da tecnologia. O computador passou a fazer parte das nossas vidas diárias, e com isso, todo mundo começou a falar de Microsoft, IBM, Apple e Internet na mesa de jantar e nas rodinhas de amigos. Mas a takeover ainda estava distante.
Vieram os filmes baseados em Histórias em Quadrinhos. De repente, todo mundo discutia os novos filmes da Marvel, quais vão ser os vilões do próximo Homem-aranha, usar citações de Peter Parker e Professor Xavier...foi quando apareceu The O.C.

Aquela longínqua série californiana trouxe o primeiro personagem Nerd-cool da cultura pop. Ok, já tiveram outros, mas nenhum tinha chegado à proporção de comunidades inteiras no Orkut cheias de garotas fascinadas. Todo mundo amava Seth Cohen, seus comentários e piadas. Mas Cohen ainda era um Nerd excessivamente Não-Nerd. Chuck, da série de mesmo nome, seguiu seus passos e também virou queridinho dos adolescentes.

Pelo menos 70% das comédias do cinema atual são protagonizadas por nerds. Das populares comédias dirigidas por Judd Apatow e Cia., como O virgem de 40 anos, até os sucessos indies, com personagens interpretados por Michael Cera (Juno) e Jesse Eisenberg (Zumbilândia).

Porém, nos tempos que a Apple é idolatrada por todos, a idéia de uma vida sem o Google parece sinistra e todos ficam o dia inteiro postando “What’s Happening” no Twitter, um ídolo nerd completamente novo era necessário. Foi quando a humanidade conheceu Sheldon.

Agora a revolução Geek é escancarada mesmo. Está nas camisetas, nas gírias e em todos os cantos da mídia. As pessoas passaram a saber o que é Comic-con, E3, Campus Party.
E porquê eu estou falando isso tudo? Na verdade, era pra esse texto ser uma crítica de Star Trek. E sobre como eu amo esse filme, e essa série (só vi a primeira temporada mas tá valendo), e Star Wars, e toda a mitologia desse trem. Mas eu empolguei demais com essa atmosfera de Geek Pride. Dá até vontade de reler “O Guia do Mochileiro das Galáxias” ( o livro mor de qualquer nerd, ou pelo menos devia ser).

Nesse ano, até o Oscar resolveu dar uma vaga ao gênero de filme mais amado pelos nerds na disputa de melhor filme. A ficção científica seria representada muito provavelmente por Star Trek ou Distrito 9, o segundo sendo realmente indicado. Distrito 9 é interessante, joga com o gênero documentário, e usa da presença alien na terra apenas como uma metáfora para tratar do assunto do Apartheid. Uma abordagem criativa e corajosa. Mas alguma parte de mim queria a vaga para Star Trek.

Star Trek é J.J. Abrams mostrando que seu talento não se estende apenas ao mundo da TV. Esse diretor, que começou a fazer sucesso com Alias e criou o maior fenômeno da TV, que chega ao fim esse ano, Lost, traz de volta à vida a fantástica série clássica de Kirk e Spock, uma série que não está no radar dessa geração mas que criou praticamente tudo que a mesma preza em um bom filme de ficção científica. E nesse reboot da série, o diretor acertou em absolutamente TUDO. Elenco afiado (com algumas exceções momentâneas, mas ali é todo mundo jovem) e fisicamente parecido com o original, roteiro bem amarrado (e mais um exemplo da fixação do criador de Lost com viagens temporais), visual maravilhoso (Abrams faz uso de uma iluminação excessiva nas cenas da Frota Estelar, com flashes ofuscantes, e dá uma aparência de submundo para a nave dos Romulanos). E mesmo sendo um filme extremamente moderno, Star Trek é nostálgico e homenageia sua série mãe perfeitamente.

Mas o que importa nesse texto é: cada vez mais, a cultura geek e a cultura pop se tornam interdependentes. Se você é zoado no colégio, apareça lá com um sorriso no rosto, porque é você quem está ditando a moda que os outros vão seguir no futuro. Vida longa e próspera.

2 comentários:

  1. haha goosteei Ana Clara ;D
    de vez em quando vo dar uns pulos aqui pra saber dos filmes haha
    sério que 'um olhar do paraiso' tem uma nota tão ruim assim, poxa?
    parecia ser mó bom haha
    agora acho que nem vo ver mais!
    hahaha beijooos!
    Chang

    ResponderExcluir
  2. Agora ja sei onde procurar referencias de filmes q valem a pena os que nem tanto assim...
    Gostei msm.
    Parabens pelo blog...

    ResponderExcluir