domingo, 7 de março de 2010

Previsões para o Oscar


Para ler escutando: The Waltz - The Static Jacks

Melhor filme

Vai Ganhar: "Avatar"
Eu Queria: "Amor sem escalas"

2010 ficará na história do Oscar como o ano que a quantidade provou não ser proporcional à qualidade. Dez filmes indicados ao prêmio principal, sendo que poucos tem o nível que se espera da premiação. Não são filmes ruins, mas também não tem aquele fator wow. Não são memoráveis. Para mim, “Amor sem escalas” e “Bastardos Inglórios”, até mesmo o “Up-Altas Aventuras” são superiores aos grandes concorrentes do ano, “Avatar” e “Guerra ao terror”, mas a academia não vai ignorar a superprodução de James Cameron e a renegar aos prêmios técnicos.

Melhor Diretor

Vai Ganhar: Kathryn Bigelow ("Guerra ao terror")
Eu queria: Quentin Tarantino ("Bastardos Inglórios")

A solução diplomática da Academia.Melhor filme pode ir pro James Cameron, mas a justiça será feita, pelo menos em parte. Kathryn merece o Oscar bem mais do que seu ex-marido perfeccionista. Ainda acho que Tarantino realizou o único filme perfeitamente dirigido do ano, mas Bigelow fez o melhor com um tema difícil.

Melhor Ator

Vai Ganhar: Jeff Bridges ("Coração Louco")
Eu queria: --------

Não assisti "Coração Louco", pois o filme só estreou ontem. Mas Jeff é unanimidade nos prêmios que antecederam o Academy Awards. George Clooney está genial em Amor sem Escalas, mas não tem o drama todo que a academia gosta. Gostei muito do trabalho de Jeremy Renner, mas... falta algo ali. Não impressiona. Logo, o “The Dude” leva essa.

Melhor Atriz

Vai Ganhar: Meryl Streep ("Julie & Julia")
Eu Queria: Sandra Bullock ("Um sonho possível")

Nessa categoria, tenho a ousadia de dizer que Sandra Bullock não leva o prêmio. O Oscar não vai entregar uma estatueta para alguém que levou uma Framboesa de Ouro de pior atriz no mesmo ano. Uma pena. Por que Sandra Bullock traz uma naturalidade ao seu papel, mesma naturalidade que falta na Julia Child de Meryl. Mas como a grande dama do cinema moderno perdeu várias estatuetas ultimamente, por interpretações sensacionais, quem sou eu pra discutir.

Melhor ator coadjuvante

Vai Ganhar, Eu Queria, Todo mundo concorda: Cristoph Waltz ("Bastardos Inglórios")

Waltz simplesmente não tem competição nesse Oscar, e no de muitos outros anos. Qualquer pessoa que assistir "Bastardos Inglórios" vai ficar de queixo caído com seu Hans Landa. Uma das melhores interpretações de um vilão que eu já vi na minha vida.

Melhor atriz coadjuvante

Vai ganhar: Mo’nique ("Preciosa")
Eu queria: Não sei. Haha.

Então, nenhuma dúvida no “Vai Ganhar”. Todas estradas apontam para a vitória de Mo’nique por "Preciosa". Mas alguma coisa me diz que é mais fácil dar um show num papel que joga vasos e TVs nas pessoas e chora de arrependimento depois, que no silêncio, no medo e na coragem, de Melanie Laurent de "Bastardos Inglórios" e na surpresa incrível que foi Anna Kendrick em "Amor sem escalas". Mas Mo'nique faz um trabalho IMPRESSIONANTE, e merece muito o prêmio.

Melhor roteiro original

Vai ganhar: Bastardos Inglórios
Eu queria: (500) Dias com Ela

Ainda não me conformo com a falta de uma indicação para o roteiro original mais original do ano,o de “(500) Dias com Ela”, e não assisti “Um homem sério” ,dos inovadores (e estranhos) Irmãos Coen, mas a vitória de Tarantino será muito merecida. Admito que ficarei extremamente decepcionada caso esse prêmio seja entregue à Mark Boal por “Guerra ao terror”. Ótimo filme, mas sua força não está no roteiro.

Melhor roteiro adaptado

Vai ganhar, eu queria: Amor sem escalas

Terceiro filme de Jason Reitman, os três com roteiros impecáveis. E o texto de “Amor sem escalas” consegue superar “Juno” e “Obrigado por fumar”. Surpreendente, moderno e que não procura saídas fáceis. Reitman, continue assim!

Comentários sobre os outros prêmios: Alguém duvida que “Avatar” leva a maioria das categorias técnicas? Não, né. Efeitos especiais, Direção de Arte e Fotografia vão pro filme de Cameron, sendo que Montagem, eu realmente espero que “Guerra ao terror” leve. Trilha sonora vai para a singela obra de “Up-Altas Aventuras”, Figurino vai para a França com “Coco avant Chanel”. O prêmio de melhor animação já deve estar na estante da Pixar, pois “Up” se destaca até mesmo nesse ano forte para os desenhos animados. Filme Estrangeiro? Não vi nenhum, então não tenho nenhum embasamento pra dar palpite. Dois filmes disputam, “O Segredo de seus Olhos” e “A fita branca”. Resta saber se a academia acolhe a ousadia de Haneke ou não.

Após a premiação, escrevo um texto aqui no Through the Frames, falando sobre o que eu realmente ACHEI do 82nd Academy Awards. Para algumas pessoas, o ano começa depois do carnaval. Para mim, nessa segunda começamos 2010, com a esperança que seja um ano melhor para o cinema. =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário