domingo, 24 de junho de 2012

Antologia TTF #3 - Séries de TV

Vários profetas da cultura já afirmaram que a TV um dia substituiria o cinema, inclusive Michelangelo Antonioni. Isso não acontecerá, da mesma maneira que os blogs nunca substituirão a mídia impressa, ou MP3 nunca substituirá cds e vinis. Mas a TV está ganhando, especialmente sob os ombros de empresas como a HBO, AMC e Showtime, que desfrutam de amplo orçamento e liberdade criativa, uma grandiosidade técnica e emotiva incrível.

Na minha lista não enumerei séries ou personagens, aceitei o desafio de enumerar episódios favoritos da história da TV. Dessa maneira, deixei de lado algumas de minhas séries favoritas do passado, como Frasier, Simpsons, Mad about you ou Wonder Years, por serem uniformes demais e elegi episódios que se destacam do bando, impressionam como obras de arte isoladas e dignas de tela grande e pipoca. Previously, on Antologia TTF...




Mad Men - The Other Woman

Começamos a lista com o mais recente de toda a coleção. Não achei que fosse possível, para Mad Men, superar o incrível episódio centrado nas semelhanças entre a dupla de protagonistas Don/Peggy, The Suitcase, mas ao centrar um episódio nos dilemas éticos de Joan Holloway, eles conseguiram algumas das melhores performances já vistas na TV.



The Sopranos - Pine Barrens

Não me lembro de filmes de ação recentes tão bons quanto essa hora perfeitamente conduzida de televisão, um episódio coeniano que tirou o foco da série de seu personagem principal, o chefe em crise Tony Soprano.



Downton Abbey - Christmas Special

Romantismo overload. Julian Fellowes finalmente nos premiou com um final feliz para o sofrido casal Mary e Matthew. Na neve. Com direito a pedido de joelhos.



Homeland - The Weekend


The Weekend resumiu Homeland ao que importava: a dinâmica tensa, eletrizante, entre Carrie e Brody. O início de uma espiral enlouquecedora que só se encerraria no último episódio da temporada começou com uma nota feliz, mesmo que preocupante, e termina tensa como fios de transmissão desencapados.



In Treatment -     Week 4: Sophie

Mia Wasikowska já virou uma estrela do cinema há tempos, mas não superou em nenhuma atuação seu papel vulnerável e intenso como a garota Sophie em In Treatment, que no episódio 4 de seu ciclo com o psicólogo Paul Weston revela importantes fatos para seu tratamento.



Luck - Episode Four

Luck é uma série brilhante APESAR de seu tema levemente entediante. É o que achávamos até a cena final do episódio quatro, que contou com uma corrida tão bem filmada por Philip Noyce que nos converteu para o turfe.



Will and Grace - Jack meets Cher

Jack convencendo Cher de que ela é apenas uma péssima imitadora. Simples assim.



Community - Advanced Dungeons & Dragons


Filmar uma partida de RPG e cativar a imaginação do espectador não é fácil, mas Community nunca escolheu o caminho mais fácil. As superproduções do Paintball ou do Videogame facilmente poderiam figurar nessa lista, mas é em um episódio simples, sem artifícios, que a escrita de Dan Harmon e seu time brilha.



Girls - Welcome to Bushwick a.k.a. The Crackcident

Girls é a melhor estreia de comédia da HBO. Da história da HBO. Um retrato incrível de uma geração perdida e imatura, saído da mente de uma voz de nossa geração, Lena Dunham. Welcome to Bushwick é um ataque aos hipsters de NY e as relações egoístas e superficiais entre casais e amigos. Com o bônus, é claro, da certinha Shoshanna sob o efeito de crack.



Treme - Piloto

Dá para colocar um episódio brilhante de TV sem ter assistido ao resto da série? Se é permitido, aí vai: o piloto de Treme é genial. Não vi pois ainda não consegui colocar minhas mãos na primeira temporada completa dessa série, mas se depender desse episódio, pretendo.



Skins - Everyone (1st Season Finale)

O episódio que define tudo aquilo que Glee gostaria de ser, mas não é. Um episódio com dramas intensos, momentos leves e o melhor uso de uma canção na história das séries. Oh, baby, baby, it's a wild world.

O velho truque da incorporação desativada. Assiste aí.

30 Rock - Believe in the stars

Nada melhor que um episódio que consegue manter o nível de qualidade em TRÊS linhas de história diferentes. Princesa Leia no Juri e Oprah no Avião com Liz. O duelo entre Tracy e Jenna. Jack testando a bondade de Kenneth.



Parks and Recreation - The Treaty/Ron & Tammys/Citizen Knope

Não me façam escolher entre o melhor momento de Ron Swanson, em Ron & Tammys, o melhor momento do golden retriever humano Andy em The Treaty (arrasando na Mini Onu) ou os presentes de Leslie em Citizen Knope. Mas se escolher um for inevitável, The Treaty.



Grey's Anatomy - Death and All His Friends

Grey's Anatomy não é uma série que escolhe o caminho da sutileza. Escolhe o caminho do soco em seu estômago mesmo. Um atirador traz à tona atuações brilhantes de Sandra Oh e Chandra Wilson.



House M.D. - Three Stories


House é uma série que só triunfava em episódios como Three Stories, no qual ousou ser mais que House, mais que aquela velha dinâmica entediante.

South Park - Trapped in the closet

Episódio polêmico, transmissão proibida pela influência de Tom Cruise na Viacom e causa da demissão de Isaac Hayes da série. Mas é pura genialidade e ousadia de Matt e Trey, desbancando clássicos que eu amo tanto como o episódio dos idosos dirigindo ou a sátira de O dia depois de amanhã. I broke the dam!



Gilmore Girls - They shoot Gilmores, don't they?

O episódio mais famoso de uma das minhas séries favoritas traz uma maratona de dança para a cidade na qual eu queria tanto morar, Stars Hollow.

Mais um caso da triste proibição da incorporação.

Friends - Gladys and Glynnis

Um dia, talvez, verei esse episódio sem ter uma crise de riso. Um dia. Talvez. Mas duvido, a cada vez que vejo Rachel assustando Joey com o quadro em busca de pernas.



Lost - The Constant

Lost foi uma enorme decepção, sem dúvida alguma. Mas The Constant é uma obra-prima de ficção científica, com dois personagens injustamente esquecidos em muitas listas como foco, Daniel Faraday e Desmond Hume.

Mais um.

Game of Thrones - Baelor

O episódio de maior carga emocional de toda a série épica de George R.R. Martin traz uma cena icônica com a jovem Arya Stark.



Six Feet Under - Series Finale

Ainda vejo o vídeo final da melhor série de todos os tempos e choro como uma criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário