domingo, 1 de julho de 2012

Antologia TTF #4 - Shows

A parte mais importante da formação musical de um indivíduo está nas pistas nas quais ele já pisou. O palco é o lugar no qual você é surpreendido, encantado. É uma atividade de conhecimento, no qual você tem epifanias de vida, muda sua percepção em relação à música, reflete sobre sua vida inteira, deixa o peso do passado no chão. É uma experiência social, que transforma conhecidos em amigos, amigos em seres que compartilharam com você momentos inesquecíveis.

Decidi dividir o quarto capítulo da Antologia TTF em duas listas, a dos melhores shows que vi, e a dos shows que mais sonho em um dia ver. Também fiz dessa a primeira lista que ganha uma ordem de preferência, um ranking, da série.

Já aviso que uma das experiências musicais mais fantásticas que eu já presenciei, Lee Ranaldo e Leah Singer ao vivo, não é bem um show, então, não entrou na lista.

Infelizmente, minha lista de shows sonhados ainda é maior que a de sonhos realizados. Mas aos poucos, estou montando minhas lembranças. Aí vai o Antologia TTF mais pessoal da série até agora. E finalmente com o problema dos pesos dos vídeos na estrutura frágil do Blogger resolvido. Para conferir todas as listas da série, é só apertar "mais informações" em cada post.



10 melhores shows que eu já vi
1 - Paul McCartney Ainda guardo meu ingresso. Ainda guardo minha plaquinha de "Na". Mas acima de tudo ainda guardo lembranças extremamente vivas de uma aventura que começou no ônibus gelado ao som de Bon Iver, passou por horas de calor na fila e terminou perante um ídolo de infância, um gênio, o gênio. Aconselho qualquer um que ainda não viveu isso a não perder a oportunidade na próxima passagem do Sir pelo Brasil. Mudará sua vida. Acredite.

2 - Crosby, Stills and Nash
Quando você entra para a imprensa musical, você passa a ver tudo com um olhar mais profissional. O que não te impede, ou pelo menos, não deveria te impedir de viver momentos de puro fanatismo. Ver Crosby, Stills and Nash na minha frente testou minha capacidade cardíaca. Ainda mais quando Stephen Stills percebeu minha cantoria e as lágrimas em meus olhos e fez questão de me entregar uma palheta. Um show impecável, inesquecível. Quem não foi, perdeu.

3 - Morrissey
Era difícil achar alguém na plateia do Chevrolet Hall que não estava sentindo, de verdade, as letras e a interpretação sempre dramática de Morrissey. Nem todo treinamento em cálculo diferencial me permite calcular o volume de lágrimas largadas no chão das arquibancadas em momentos como Still Ill, I know it's over, Everyday is like sunday, There is a Light e Alma Matters.

4 - Band of Horses #lollapalooza Um pôr-do-sol, meu primeiro festival, bons amigos, e uma banda que vai além do enferrujado mundo indie que lota os festivais do Brasil. O Band of Horses fez o melhor show de uma banda "não lendária" que eu já vi, e me emocionou a cada instante.

5 - Keane


O show que começou tudo para mim, me fez direcionar mais minha atenção para a música, me tirou da posição de ouvinte ocasional e me transformou em uma fã apaixonada. Falem o que quiser de Keane, o que essa banda faz no palco, amigos, poucos grupos de caras de camisa xadrez e jeans skinny fazem.


6 - Phoenix


Dançar até o ponto que suas pernas doem e você sai do Chevrolet Hall com a aparência de uma refugiada de guerra. Ao final do show dos tímidos Phoenix em BH eu já tinha ganhado uma palheta, fotos segurando o braço do Sr. Sofia Coppola e tinha perdido minha voz. Uma troca justa.


7 - Kisses #Eletronika


Nesse show, todo mundo começou tímido, curioso, parado estaticamente nas cadeiras do sisudo Palácio das Artes. Só um belo-horizontino consegue quantizar o valor de um show que termina com a plateia subindo ao palco e dançando freneticamente em pleno Grande Teatro, com uma dupla desconhecida mas que faz um show que deveria ser uma aula para outras revelações do indie.


8 - Los Hermanos

Eu não achei que veria, um dia, um show do Los Hermanos, e temia pela minha resposta emocional a um desses. Afinal, cada música da banda evoca memórias intensas em mim. Foi assim mesmo que vi o show em 2012, entre lágrimas e gritos, como devia ser. Nem preciso de esforço para lembrar, e prefiro não esquecer nunca.


9 - Friendly Fires #lollapalooza
O que poucos sabem é que após uma ligeira desidratação no dia #1, eu quase desisti do segundo dia de Lollapalooza. Mas fui e já fui recebida por Ed MacFarlane e uma viagem nostálgica pelos meus dias de synth-pop e new rave. Não parei um minuto sequer.

10 - Arctic Monkeys #lollapalooza
Antes do show dos Monkeys começar, eu olhava compulsivamente para o relógio da Itaú que dominava como um Big Ben o céu do Jockey Club. Queria que o relógio passasse rápido, queria que o show se inciasse logo. Terminei o show dos Monkeys olhando compulsivamente para o mesmo relógio, torcendo para que ele parasse, que o festival, e aquele show, mesmo debaixo de chuva, mesmo com pernas exaustas, não acabasse nunca.


10 shows que eu mais quero ver


1 - Arcade Fire


Minha natureza exagerada me manda digitar que eu trocaria todos os 10 shows acima pela oportunidade de ver minha banda viva favorita no palco, pular junto com Will e Richard, cantar junto com o coro em Wake Up. Isso não é verdade, mas é quase.  A energia que o Arcade Fire tem no palco é absolutamente única.


2 - Wilco

A banda mais tecnicamente perfeita da história. Jeff Tweedy, Nels Cline, Glenn Kotche, um time que poderia facilmente ser um "dream team" como os do esporte. Qualquer setlist que eles escolhem resulta em um show perfeito. E pensar que eu perdi um festival que tinha na mesma noite as duas bandas mais aguardadas por mim.


3 - The Beach Boys


Eles devem vir ao Brasil em 2012 sem Brian Wilson na bagagem. Ainda não sei se conta como "missão cumprida" em meu coração. Mas a única banda capaz de competir cabeça a cabeça com os Beatles (me desculpem, Stones) merece a jornada sempre.


4 - R.E.M.
Eles vão voltar. Eu sei que eles vão voltar. Eu não posso ter perdido minhas chances de ver uma das maiores bandas da história, a maior dos anos 80, ao vivo.


5 - The Decemberists


Ô meu amigo Colin Meloy, preciso encenar com vocês The Mariner's Revenge Song, gritando como se estivesse sendo engolida por uma baleia. Não me deixem sem esse previlégio. Quem sabe no festival de folk que eu sonho em realizar nas montanhas de Ouro Preto... sei que esse festival não faz o menor sentido, mas eu posso sonhar.


6 - Bruce Springsteen


O chefe. Um show que é hino atrás de hino, feito pro estádio inteiro cantar. De preferência em algum festival, encerrando uma noite que poderia ser iniciada...

7 - The Gaslight Anthem

... pelos discípulos do chefe. Uma pequena grande banda que você já deveria estar escutando faz tempo. Que eles venham nessa turnê. Estou esperando, Brian e o resto da turma de Jersey.

8 - Belle & Sebastian


Suéteres, danças adorkable no palco com a banda e lembranças de adolescência. Isso seria um show do Belle & Sebastian para mim. É claro que valeria bem mais se eles fizessem uma apresentação especial de This is just a modern rock song.

9 - Neil Young

Já vi Crosby, já vi Stills, já vi Nash. Falta ainda o último elo, Mr. Young. Mas palestra não vale não, gênio do folk rock.

10 - Sigur Rós
Killers entraria nessa última vaga se eu não tivesse absoluta certeza, a cada vídeo que eu vejo, que um show do Sigur Rós deve mudar vidas. Olha isso. Sério, simplesmente olhe isso.

O inalcançável número 21: The Beatles


Minha banda favorita eu nunca verei ao vivo, assim como não verei Frank Sinatra, Joy Division e mais alguns que perdemos no caminho. Pelo menos existe a câmera e seus registros, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário