domingo, 15 de janeiro de 2012

Oscar Watch 2012: palpites para o prêmio que amamos odiar, Golden Globe Awards




Para Ler Escutando: The Jam - That's Entertainment

Globo de Ouro, o McDonalds da temporada de premiações. Alvo de reclamações, juramentos de ódio eterno e visto por muitos como um vilão... mas nós sempre reunimos os amigos e voltamos para ele, até mesmo com uma certa (bem remota) expectativa.

A temporada de prêmios já começou, com os festivais e prêmios da crítica, mas só agora começa realmente a tal da corrida do Oscar. E com ela começam as previsões. Quais são as previsões mais certeiras para o Globo de Ouro dessa noite? Prevejo comentários raivosos no Twitter a cada categoria, com destaque especial para as categorias de Série de Comédia, alvo perfeito para toda a fúria da internet. Prevejo que apenas a ira das celebridades em relação às piadas de Ricky Gervais irá superar essa tal raiva dos comentaristas de Twitter (categoria na qual me incluo). Prevejo que a única personalidade que extrairá mais risadas do público do que Ricky Gervais na transmissão será a tradutora do Red Carpet do E!, sempre impagável. Mas vamos às previsões que importam? Esses são os meus palpites para a premiação que adoramos odiar. Let the season begin.

-Categorias de TV-


Já é seguro dizer que em 2011 a TV eclipsou o cinema? Enquanto Homeland figura como um dos thrillers mais intrigantes e bem interpretados dos últimos tempos, Downton Abbey apresentou duas temporadas tecnicamente impecáveis e extremamente bem escritas, um retrato perfeito de uma época de mudanças, à melhor moda Mad Men. Game of Thrones adaptou a obra de R.R. Martin de maneira infalível e as comédias da TV aberta dos EUA entraram em uma boa fase... pena que as melhores foram absolutamente ignoradas pelos Globes.

Melhor Atriz Coadjuvante: Maggie Smith (Downton Abbey)

Ignorar a performance genial de Maggie Smith, veterana do cinema inglês, como a Condessa-Viúva de Grantham (personagem com algumas das melhores falas já escritas por Julian Fellowes) é um tropeço que os votantes do Globo de Ouro não podem permitir. Mas se essa injustiça vier, é simples: ela sempre pode convocar as estátuas de Hogwarts para o ataque.

Melhor Ator Coadjuvante: Peter Dinklage (Game of Thrones)

Peter Dinklage deve se preparar. Tyrion Lannister, seu personagem, encontra a cada livro de George RR Martin (logo, a cada temporada da série Game of Thrones) mais drama e desafios, se tornando mais complexo. Mas não se desanime, Peter, um bom incentivo deve vir através de mais uma estatueta para a sua brilhante primeira temporada.

Melhor Atriz em Comédia: Laura Dern (Enlightened)

Amy Poehler merecia o prêmio. Mas se os Globes nem ao menos indicaram Parks and Recreation como melhor série de comédia, não será agora que eles reconhecerão a qualidade de Knope e cia. Então, Laura Dern provavelmente sairá vitoriosa com sua participação elogiada pela crítica na nova comédia que leva o selo HBO de aprovação, Enlightened.

Melhor Ator em Comédia: Alec Baldwin (30 Rock)

Essa categoria já teve um ano mais fraco, em toda a sua história? Com a ausência de uma oposição forte, Jack Donaghy continua seu reinado, mesmo com o enfraquecimento de 30 Rock na corrida por prêmios de TV.

Melhor Série de Comédia: Modern Family

Modern Family leva o prêmio (como sempre, nenhuma novidade por aqui, procure novamente), mas quem realmente vai ganhar o troféu é a categoria Melhor Série de Comédia - o troféu de categoria mais criticada pelo público. Indicações para New Girl, Glee, e nem um tapa nas costas para sucessos de crítica como Parks and Rec. e Community?

Melhor Atriz em Drama: Claire Danes (Homeland)

Julianna Margulies pode até manter seu título, mas tudo indica que a lenta desconstrução de Carrie Mathison renderá seu primeiro prêmio do ano para Claire Danes.

Melhor Ator em Drama: Bryan Cranston (Breaking Bad)

Ano fortíssimo para essa categoria. Mas a temporada mais recente de Breaking Bad conquistou o primeiro lugar de quase todas as listas de melhores séries do ano da mídia especializada, e Bryan Cranston, como único representante da série na lista dos Globes, sai do Hilton com um troféu.

Melhor Série de Drama: Game of Thrones

A categoria mais difícil do ano. Quatro séries iniciantes, uma queridinha da crítica e nenhum programa da TV aberta norte-americana, uma lista que prova a renovação da televisão nos últimos anos. Game of Thrones entra como favorita pelo seu status de superprodução baseada em best-seller, e pelo primor de sua execução.

-Categorias de Cinema-


Estamos todos bem confusos em relação a essas categorias, afinal, inúmeros filmes indicados para os principais prêmios do ano não chegaram ainda/devem demorar/talvez nem chegarão ao circuito brasileiro. Então é bem difícil acertar o radar em relação aos vencedores, especialmente quando o termômetro oficial dos Globes, Oscars e Guild Awards, que seriam os troféus anteriores como prêmios da crítica, premiaram nomes como Terrence Malick que não ganharam nem um tapinha nas costas nos grandes tapetes vermelhos, por enquanto.

Melhor filme em língua estrangeira: A Separação

9 entre 10 listas da crítica internacional apontam esse filme iraniano como o melhor filme estrangeiro do ano. Franco favorito para o Oscar antes mesmo da disputa começar, A Separação deve levar o primeiro grande prêmio da temporada nesse fim de semana.

Melhor Animação: As aventuras de Tintin

Rango tem roteiro, visual e direção dignas de prêmio. Mas Tintin tem... Spielberg, um bom ás na manga na disputa. Talvez, no Oscar, o jogo vire. Mas nos Globes, aposto minhas fichas no garoto de Hergé.

Melhor roteiro: Woody Allen (Meia-Noite em Paris)

Os personagens de Meia-Noite em Paris não são muito tridimensionais, o que tira um pouco da força de seu roteiro e poderia dar a vantagem para Alexander Payne e seu Descendentes. Mas Meia-Noite em Paris conquistou o mundo e marcou o retorno à forma de um roteirista que nunca entra na disputa como nada menos do que favorito.

Melhor Direção: Michel Hazanavicius (The Artist)

Nós ainda não tivemos tempo nem mesmo de aprender a pronunciar seu sobrenome, de tão súbita que foi a ascensão de Michel Hazanavicius. Seu quarto filme (o primeiro foi direto para a TV, e os outros dois foram parte de uma franquia de paródias OSS117) encantou a todos.

Melhor Atriz Coadjuvante: Octavia Spencer (Histórias Cruzadas)

Dobradinha de Histórias Cruzadas no Golden Globes? Isso mesmo. Octavia Spencer é uma das maiores certezas dessa temporada de premiações, e mesmo com sua derrota, o prêmio provavelmente continuaria no mesmo elenco, provavelmente indo para a onipresente revelação de 2011 Jessica Chastain.

Melhor Ator Coadjuvante: Christopher Plummer (Toda forma de amor)

Beginners é uma das pequenas jóias do ano de 2011. Um filme underrated, com bom roteiro e ótima performance de Ewan McGregor, mas é o papel de Christopher Plummer, catalisador de toda a trama, que rouba a cena e leva merecidamente o Globe.

Melhor Atriz em Comédia: Michelle Williams (Sete dias com Marilyn)

Para uma categoria com tantos nomes talentosos, os resultados dessa estão surpreendentemente fáceis de prever. Williams, que escolhe seus projetos tão bem que foi de coadjuvante de Dawson's Creek até protagonista de inúmeras premiações e festivais, é a única das 5 indicadas que possui chances concretas de uma indicação ao Oscar.

Melhor Ator em Comédia: Jean Dujardin (The Artist)

Não é sempre que o setor "comédia ou musical" dos Globes inclui um favorito para o troféu final do Oscar, mas é o caso deste ano. Jean Dujardin levará o Globo para a França, mesmo com os protagonistas de filmes pequenos e elogiados como 50/50 e The Guard na disputa, e até mesmo vencendo o homem do momento, Ryan Gosling, e a excelente imitação de Woody Allen de Owen Wilson.

Melhor Comédia ou Musical: The Artist

Francês, mudo, em P&B e com poucas chances de chegar ao grande circuito brasileiro mas... provável filme do ano. Em 2011. A homenagem reverente à clássica Hollywood é a menina dos olhos da crítica, e ganha o prêmio de mais fácil previsão de todos os Globes de 2012.

Melhor Atriz em Drama: Viola Davis (Histórias Cruzadas)

É difícil apostar contra a maior vencedora da história dos Globos de Ouro, a titã Meryl Streep. Mas o sucesso impressionante de Histórias Cruzadas (com uma forcinha do aparente fracasso de Iron Lady) colocam o prêmio nas mãos de Viola Davis - e a transformam na favorita também do Academy Awards.

Melhor Ator em Drama: George Clooney (Os Descendentes)

Uma bela lista de indicados (se é que você me entende).Clooney ainda não conquistou o sucesso que queria como diretor, mas ganhará reconhecimento pelas férias havaianas que tirou com Alexander Payne (especialista em extrair boas performances de seus protagonistas) e com o elenco de Os Descendentes.

Melhor Drama: Os Descendentes

Quem diria que o novo filme de Alexander Payne, um dos mestres do gênero "pequeno grande filme" que tem surpreendido a cada ano, se tornaria um frontrunner na disputa pelos Globes, SAGs, Oscars e tudo o mais, eclipsando Spielberg e Scorsese no caminho. Mas foi o que aconteceu, e Os Descendentes dá um passo a frente com essa vitória no Globo de Ouro.

Um comentário:

  1. Pela primeira vez, em 3 anos (acho), que não assisti nem a 25% doos filmes(uma lástima, mas decidi esperar ver assisti-los no cinema). Consequentemente, as minhas previsões serão completamente as cegas.
    Já nas categorias de séries, ainda não consigo entender como as melhores em comédia (Comunity) e em drama (Breaking Bad), do ano passado, não foram sequer indicados. Pensei em não fazer previsões para essas categorias, mas vamos lá:

    Cinema

    - Filme Drama
    Os Descendentes

    Cadê 'Árvore da Vida'? Mas era, infelizmente, esperado.

    - Filme Comédia
    The Artist

    - Diretor
    Alexander Payne - Os Descendentes

    -Ator em Drama
    George Clooney - Os Descendentes

    -Atriz em Drama
    Tilda Swinton - Precisamos Falar sobre o Kevin

    - Ator em Comédia
    Jean Dujardin - O Artista

    - Atriz em Comédia
    Michelle Williams - My Week with Marilyn

    - Ator Coadjuvante
    Albert Brooks - Drive

    - Atriz Coadjuvante
    Jessica Chastain - Histórias Cruzadas

    - Animação
    Tintim

    - Filme Estrangeiro
    A Pele que Habito - Espanha

    - Roteiro
    Woody Allen (Meia-Noite em Paris)

    - Trilha Sonora
    Ludovic Bource - O Artista

    Série

    - Drama
    Game of Thrones

    Cadê Breaking Bad? E American Horror Story indicado? Sério mesmo?

    - Comédia
    Modern Family

    Cadê Community? E só séries ruins indicadas?

    - Ator Comédia
    Alec Baldwin, "30 Rock"

    - Atriz Comédia
    Laura Linney, "The Big C"

    - Ator Drama
    Bryan Cranston, "Breaking Bad"

    O mínimo que eles podem fazer pela não indicação de Breaking Bad

    - Atriz Drama
    Claire Danes, "Homeland"

    - Ator coadjuvante
    Peter Dinklage, "Game of Thrones"

    Cadê Giancarlo Esposito (o Gus) e Aaron Paul, ambos de Breaking Bad, entre os indicados?

    - Atriz coadjuvante
    Kelly Macdonald, "Boardwalk Empire"

    ResponderExcluir