domingo, 23 de janeiro de 2011

Oscar Watch, o segundo round: Antes da festa, a lista de convidados



Para ler escutando: Say I Won't (Recognize) - The Gaslight Anthem

A festa já está marcada, e os planos começam: "Quem vai ser convidado? Aquele convidado não vai dar vexame? E aquele, você tem certeza que quer ser visto perto dele? O que todos vão pensar? Você não quer que aconteça com a nossa festa aquilo que aconteceu com a festa na casa do Globo de Ouro, quer?"

O Globo de Ouro, ainda bem, ficou no passado (pena que o Rubens Ewald Filho não fica lá também). As escolhas risíveis e aquela anemia toda de um prêmio que parece sortear seus candidatos entre uma lista de mais vendidos não vai (ou vai?) se repetir no prato principal da temporada de prêmios. Afinal, enquanto o Globo de Ouro e o SAG Awards ficam como entradas sem-graça, como saladas, e os festivais como Sundance, Cannes, Veneza e Berlin ficam como sobremesas bem merecidas, o Oscar é, pro bem ou pro mal, o Prato Principal desse jantar cinéfilo.

A arte da previsão dos indicados pro Academy Awards é complexa. Além de análise dos prêmios indicadores, ela necessita de uma certa...coragem. Sempre há uma surpresa, aquele alvo que você erra por centímetros, aquela incoerência. Sempre existe a "5a Vaga". A teoria da 5a vaga funciona sempre: 4 dos indicados são previsíveis e convencionais, e sempre existe uma hesitação na hora de escolher aquele intruso, aquele outsider. Acertei todas as previsões cinematográficas para os Globes, mas não espero repetir o feito aqui. Espero que não repita, ou o Oscar se rendeu a previsibilidade. Na terça-feira, a lista que rege o ano cinematográfico de todos se fecha. Quem vai ser convidado pra festa e quem vai ter que entrar de penetra na noite mais importante do cinema?

P.S.: Relembrando - essa não é uma lista de preferências e eu ainda, infelizmente, vi poucos filmes da corrida desse ano. Onde estão os lançamentos nas salas de cinema, hein?

Melhor Ator Coadjuvante

-Christian Bale (O Vencedor)
-Geoffrey Rush (O Discurso do Rei)
-Andrew Garfield (A Rede Social)
-Jeremy Renner (Atração Perigosa)
-Mark Ruffalo (Minhas mães e meu pai)

A disputa fica apenas entre Bale e Rush, mas Garfield e Renner também estão garantidos na lista. Ruffalo pode não ser uma unanimidade, mas o Oscar não curte escolher por critérios emocionais (Michael Douglas) e John Hawkes não tem gás para surpreender com seu Inverno da Alma.

Melhor Atriz Coadjuvante

- Amy Adams (O Vencedor)
- Helena Bonham-Carter (O Discurso do Rei)
- Melissa Leo (O Vencedor)
- Mila Kunis (Cisne Negro)
- Jackie Weaver (Reino Animal)

Com a subida de Hailee Steinfeld para a posição de Atriz Principal, Jackie Weaver pega a 5a vaga. Mila Kunis está mais sob os holofotes do que Barbara Hershey, e também firma sua posição.

Melhor Ator

- Colin Firth (O discurso do rei)
- James Franco (127 Horas)
- Jesse Eisenberg (A Rede Social)
- Jeff Bridges (Bravura Indômita)
- Javier Bardem (Biutiful)

Só os três primeiros são certezas, aqui. Jeff Bridges pode perder sua vaga para Gosling ou Wahlberg, e Bardem é um chute da blogueira, para uma vaga constante: Ator de filme estrangeiro.

Melhor Atriz

- Natalie Portman (Cisne Negro)
- Annette Bening (Minhas mães e meu pai)
- Jennifer Lawrence (Inverno da Alma)
- Nicole Kidman (Reencontrando a Felicidade)
- Hailee Steinfeld (Bravura Indômita)

Existe praticamente uma cota, um pacto silencioso da presença de uma criança entre os indicados ao Oscar. Hailee fica com a vaga, tirando Lesley Manville e Michelle Williams da disputa.

Melhor Diretor

- David Fincher (A Rede Social)
- Christopher Nolan (A Origem)
- Tom Hooper (O Discurso do rei)
- David O Russell (O vencedor)
- Darren Aronofsky (Cisne Negro)

Será que O. Russell sai para a entrada dos Coen? Acho que não. Russell soube dirigir um elenco, levando a indicações múltiplas para um filme que era uma zebra.

Melhor Filme

- A rede social
- O Discurso do Rei
- A Origem
- Cisne Negro
- O vencedor
- Minhas mães e meu pai
- Toy Story 3
- 127 Horas
- Atração Perigosa
- Bravura Indômita

Previsibilidade 100% nessa, sem muito espaço para surpresas. Toy Story choca os fãs mais puristas, sendo indicada logo após o ano no qual Up conseguiu seu lugar na lista de gente grande. Minhas mães e meu pai agarra a "vaga indie" do ano, expulsando Inverno da Alma, e os Coens chegam atrasados para a festa, mas o segurança os deixam entrar.

Considerações: Prever candidatos a roteiro não é fácil. Cada uma das categorias de Script possuem três candidatos definidos e uma vaga COMPLETAMENTE (repito, completamente) imprevisível. O Oscar adora colocar Sofia Coppola e Woody Allen na jogada para roteiro original, então, quem sabe.

Roteiro adaptado
-A rede social
-127 Horas
-Bravura Indômita
??
Roteiro original
-A Origem
-Cisne Negro
-Minhas mães e meu pai
??

Animações estão fáceis, com grandes chances de um trio formado por Toy Story 3, Como Treinar Seu Dragão e O Ilusionista. Filme estrangeiro, tudo indica que feche em Biutiful (México), Incendies (Canadá), In a better world (Dinamarca), Dente Canino (Grécia) e.... e....quem hein?

Um comentário:

  1. Rodrigo Laurentino

    Alguns comentários sobre as suas previsões:

    Ator Coadjunvante:
    Caso confirme a sua previsão para ator coadjuntivante, seria uma pena ver Jeremy Renner (Atração Perigosa)e Mark Ruffalo (Minhas mães e meu pai)no lugar de John Hawkes (Inverno da Alma) e Vincent Cassel (Cisne Negro).

    Atriz coadjuvante:
    Jackie Weaver (Reino Animal) tem uma das atuações mais surpreendentes (e assustadoras) do ano, vê-la perdendo o Oscar já seria injustiça, deixando-a de fora, é algo mais injusto ainda.

    Ator:
    Jeff Bridges (Bravura Indômita) e Javier Bardem (Biutiful) também são minhas dúvidas, em especial o segundo. Acho que o Mark Walberg (O vencedor) corre por fora.

    Atriz:
    Difícil aturar a Annette Bening (Minhas mães e meu pai) entre as indicadas. Carey Mulligan (Não me abandone jamais) seria uma surpresa das mais agradáveis.

    Mais agradavel ainda, seria a Juliete Binoche (Cópia Fiel) entre as indicadas (não custa nada sonhar)

    Filme:
    A presença de Minhas mães e meu pai e Atração Perigosa me incomoda muito entre os indicados. Ainda mais tendo filmes como Inverno da Alma e Não me abandone jamais por aí.
    Não concordo com Toy Story concorrendo como Melhor Filme, como você bem sabe, mas não me incomoda a sua presença entre os indicados.

    Considerações:
    - Não entendo a esnobada que Não Me Abandone Jamais levou nessa temporada de premiações. Espero que o filme ao menos ganhe uma indicação em Roteiro Adaptado, ou em alguma categoria técnica (em especial, Fotografia).

    - Disse no Twitter, e repito: é uma surpresa (agradável, diga-se) muito grande ver Dente Canino no Oscar (caso fique entre os finalista);

    - Arrisco que a última vaga para Filme Estrangeiro fica com Fora da Lei (Argélia);

    - Ainda sobre filmes estrangeiros, mereciam um lugar na pré-lista: Tio Boonmee (Tailandia), Mel (Turquia) e Carancho (Argentina);

    - Seria interessante se o Oscar lembrasse de Ilha do Medo e Escritor Fantasma, ao menos nas categorias técnicas.

    ResponderExcluir