sábado, 18 de dezembro de 2010

TTF Awards 2010 - Melhores músicas do ano

2010. Como resumir esse ano? Enquanto todos falam o bordão oficial "Como esse ano passou voando hein" eu vou na corrente contrária "Putz, isso tudo foi um ano só? Tem certeza?". Pensar que há um ano atrás, eu ainda lutava com a idéia de criar um blog. Achava que ninguém ia ler, achava que eu não teria o entusiasmo de manter o pobre endereço. Eu criei e nem parece que estou fazendo isso só a um ano.
Na música, 2010 foi o ano do amadurecimento. Muitas bandas tentaram. Mudaram seus estilos drasticamente e falaram: Eu cresci. Alguns ganharam respeito, outros ganharam risadas e perderam fãs. Também foi o ano dos álbuns difíceis. Quase nenhum dos grandes lançamentos de 2010 te conquistou de primeira, não é? Foi também um dos piores anos para o mainstream na história. Um show de autotunes na gringa e aqui no Brasil, prefiro nem comentar. O que é bom, de certa forma, pois obrigou muita gente a buscar o que era bom abaixo da superfície. Um ano interessante. Riquíssimo? Não. Mas bem melhor que 2009, na minha sincera opinião. Aí estão as 20 melhores faixas de 2010, de acordo com essa minha sincera opinião. Cada uma das listas de fim de ano do TTF terá uma lista bonus te esperando lá no final da página.

PS: No fim do texto, tem um Mixpod com as faixas. Mas elas estão na ordem 1-20, sem suspense. Então lê primeiro e aperte o play depois.

20- Swim (To reach the end) - Surfer Blood
One hit wonder? Talvez. Essa é a impressão que fica quando ouvimos o Astrocoast inteiro. Mas se for, pelo menos é um One Hit Wonder perfeito, daqueles de cantar junto bem alto.
Se fosse um filme, seria: Um documentário de surf.

19- October - Broken Bells
Não espero que ninguém concorde comigo nessa, acredite. Mas no meio das geniais The Ghost Inside e The High Road, October foi a que ficou mais tempo no meu repeat. Acho que, como uma fã de Shins, era tudo o que eu queria.
Se fosse um filme, seria: A última sessão de cinema

18- Cold War - Janelle Monáe
Hinos dançantes, com vocais ótimos e inspiração do funk e do soul. Beyoncé, Rihanna, abram espaço porque uma moça está ensinando como fazer hits dignos de coreografia sem perder a qualidade musical.
Se fosse um filme, seria: Watchmen

17- I Saw you Blink - Stornoway
Feito especialmente para domingos preguiçosos ou viagens de carro, o cd do Stornoway tinha várias opções lindas mas nada ganha do romantismo de I Saw you blink.
Se fosse um filme, seria: ABC do amor

16- That Day - Villagers
Se os britânicos resolveram realmente largar a guitarra de Arctic, Libertines e Franz e assumir uma fase baseada no violão, até agora eu estou satisfeita com a produção. O Villagers fez um grande disco, com uma música maior ainda, That day.
Se fosse um filme, seria: Brilho de uma paixão

15- Trick Pony - Charlotte Gainsbourg
Essa colaboração de Charlotte Gainsbourg com o Beck não é o que podemos chamar de Easy Listening, e requer vários plays, mas depois ela fica no repeat. Trick Pony é uma das mais agitadas desse disco etéreo, e ganhou essa posição com honras.
Se fosse um filme, seria: Kill Bill

14-Coquet Coquette- of Montreal
of Montreal sempre foi muito estranho. E eu gosto da fase mais excêntrica de Kevin Barnes. Mas Coquet Coquette veio para mostrar que criar uma música mais comercial e acessível não é diminuir a qualidade. Nunca. (ps: Insisto em ouvir "Michael cat" no lugar de "My coquette")
Se fosse um filme, seria: Os excêntricos Tenenbaums

13- Ambling Alp - Yeasayer
Se o MGMT abandonou o Pop e abraçou a psicodelia, o Yeasayer fez o caminho contrário. O efeito da mudança também foi o oposto.

Se fosse um filme, seria: Kick-ass

12- This is the life - Two door cinema club
Como em 2010 todos se levaram muito a sério, sons experimentais, a gente precisava de uma música oficial de festas de verão ou algo do tipo. Eis que surge o TDCC. Se os singles tiveram lançamento em 2009, This is the life é incrível e elegível para a lista.
Se fosse um filme, seria: Maria Antonieta, Encontros e Desencontros ou qualquer coisa Sofia Coppola-ish.

11- On Melancholy Hill - Gorillaz
A música mais assobiável do ano. O Plastic Beach decepcionou bastante como um conjunto, mas On Melancholy Hill se destaca como uma música digna da assinatura de Damon Albarn.
Se fosse um filme, seria: Wall.e (nem assim o Gorillaz escapa da animação)

10- Angela Surf City - The Walkmen
Entramos no Top 10. Como eu já disse no Twitter, eu pagaria para ver um show solo de quase todos os membros do Walkmen. Os vocais rasgados de Leithauser e a bateria frenética de Matt Barrick trazem energia suficiente para acender uma cidade.
Se fosse um filme, seria: Cupido é moleque teimoso

9- Digging for something - Superchunk
Mac McCaughan: 43 anos. Laura Ballance: 42 anos. Eles não foram responsáveis apenas por lançar, através da Merge Records, o melhor disco de 2010 (estou falando do The Suburbs), mas renasceram com o Superchunk e fizeram o disco mais jovial do ano.
Se fosse um filme, seria: Curtindo a vida adoidado

8- Spanish Sahara - Foals
Acho que quando as pessoas "zen" falam de meditação, o efeito que elas estão descrevendo é exatamente o efeito que essa obra de arte do Foals tem no meu cérebro. Mantra.
Se fosse um filme, seria: Lunar

7- Fuck You - Cee-lo Green
Um dia depois do lançamento do Lyric Video desse hino, todos já estavam cantando a plenos pulmões esse refrão. Reflita.
Se fosse um filme, seria: Sinceramente? Deviam fazer um musical próprio baseado em Fuck You.

6- Tighten up - The Black Keys
Uma música para ser cantada com aquela cara de quem está com uma dor de cabeça insuportável. Quase chorada. Mas aí você vê o clipe. E passa a cantar com um sorriso torto.
Se fosse um filme, seria: 500 dias com ela

5- Dance Yrself Clean - LCD Soundsystem
Existiram músicas melhores, mas talvez o momento musical do ano acontece aos 3 minutos e 8 segundos de Dance Yrself Clean, uma explosão perfeita.
Se fosse um filme, seria: Se beber não case

4- Picture Window - Ben Folds (& Nick Hornby)
Essa foi a mais difícil de escolher. Eu mudei minha escolha de qual é a melhor música de Lonely Avenue umas 10 vezes. Mas a lista precisava de um hino para os dias ruins. Hope comes near you, kick it's backside, got no place in days like these.
Se fosse um filme, seria: Há tanto tempo que te amo

3- Little lou, ugly jack, prophet john - Belle and Sebastian feat. Norah Jones
Você chega em casa estressado(a) e coloca o Write About Love. Te desafio a continuar tenso(a) quando o segundo verso dessa música chegar, com seu "Quiet Nights..." cantado por Norah Jones.
Se fosse um filme, seria: Amor à flor da pele

2- Conversation 16 - The National
Faço um pedido ao mundo: Que ninguém nunca faça um cover de Conversation 16. Essa música pertence à voz de Matt Berninger. Densa, pesada e maravilhosa. "I was afraid I'd eat your brains, 'cause I'm evil".
Se fosse um filme, seria: Match Point

1- Sprawl II (Mountains Beyond Mountains) - Arcade Fire
Acredito que devemos afastar o nosso lado fã para fazer uma lista dessas e abraçar um lado imparcial. Mas não tem nada melhor do que quando todos os lados, todas as bússolas, apontam na mesma direção. A música mais linda e inesperada do ano. Coisa de gênio(S).
Se fosse um filme, seria:Não sei. Mas ganhava um oscar.






Bonus list - Desligue seu scrobbler: Os melhores guilty pleasures do ano

3- Nanana - My Chemical Romance
Emo. Um rótulo que transforma músicas boas em guilty pleasures. Mas eu não tenho problema nenhum em admitir que eu queria ir a um show do MCR só pra cantar esse refrão. Uma música que nasceu para uma trilha sonora de filme.

2- Thinkin' 'bout something - Hanson
Me arriscando, posso perder leitores com essa. Uma boy band da minha infância teve que pegar a guitarra e o piano pra mostrar pra turma da disney como se faz pop. Com clipe inspirado em Blues Brothers.

1- Fresh - Devo
Assiste o clipe. Dá uma vergonha alheia enorme. E uma vergonha própria também, pois você sabe que está gostando da música. Agora coloca um chapéu rídiculo e celebre os anos 80.

3 comentários:

  1. 'Se fosse um filme, seria...' Droga, como não pensei nisso antes. rs
    .
    Sempre pulo a faixa 'Swim (To reach the end)', no disco do Surfer Blood. Se fosse pra escolher uma, ficaria com a 'Floating Vibes'.
    .
    'On Melancholy Hill' saiu nos 45 minutos do 2º tempo, da minha lista. Bobby Womack foi o fator decisivo.
    .
    'Little lou, ugly jack, prophet john' é a melhor do disco do B&S, mas não pude ignorar a música que mais tempo ficou no repeat no meu mp4, nesse ano: 'write about love'
    .
    Foi díficil escolher uma música do Arcade Fire, mas fiquei com aquela que mais representa o disco, a faixa-título.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Só pude ver a lista agora.
    E, Ana, não tem maneira melhor de começar o ano.

    Excelente, como sempre.

    ResponderExcluir