sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

E o meu blog finalmente sai do status de “Resolução de ano novo” pra existência concreta. Decidi no início do ano passado, 2009, que eu ia montar um espaço na internet pra falar, nem que seja com o vento, sobre Filmes, Música e Séries, três coisas sem as quais eu não consigo viver (beleza, eu consigo viver sem séries...mas a vida não teria a mesma graça). Agora que ele existe, mesmo que feio e subnutrido, eu vou parar de usar só o twitter pra falar sobre o que eu estou vendo e escutando no momento (sim, meus seguidores, podem comemorar agora, vocês vão ter que agüentar menos comentários sobre Vampire Weekend e Grey’s Anatomy). Eu tenho a tendência de abandonar todos os blogs que eu faço, mas o Through the Frames vai ser pra valer, agora.
Eu não queria que meu primeiro post fosse uma crítica de filme ou álbum, então, vou fazer o que eu mais gosto: Listas! Quem não gosta de listas? De concordar com elas, de discordar delas, de aproveitar suas sugestões... Acho que listas de melhores da década vão ficar pra próxima semana, mas ficam aqui as minhas listas de melhores músicas e filmes de 2009.

Melhores músicas de 2009


Ano passado foi um ano melhor quando se trata de cultura. 2009 foi um ano morto no cinema, e até decente quando se trata de músicas, mas vai ficar na sombra da genialidade de 2008, isso é fato.
1- 1901 – Phoenix – Em listas de revistas e blogs conceituados, o chique é eleger alguma coisa do Animal Collective (odeio) ou do Grizzly Bear (adoro, mas é supervalorizado), e elogiar a inventividade, o som experimental, essas coisas. Mas nada é melhor do que uma música que te deixa feliz, um pop tão bem feito numa época que a música pop é tão padronizada. Escutar 1901 sem abrir um sorriso é impossível pra mim, então, ela merece #1 na lista.
2-
Islands – The XXI – Eles fizeram um som completamente diferente. E acho que o álbum de estréia dessa banda inglesa deve ser o melhor do ano, apesar de que eu reluto com essa afirmação, afinal, as músicas são parecidas demais entre si. Tive que escolher entre Crystalized, Islands e Heart skipped a beat, mas essa decisão fica fácil quando o refrão dessa pérola começa a soar.
3- Resistance – Muse – Sim, o álbum The Resistance podia ter sido muito melhor. Sim, a banda está ficando pretensiosa demais. É, Undisclosed Desires parece uma música do Timbaland. Mas a faixa-título é um resumo da alma da banda. Épica, pesada mas extremamente melódica, um chamado para a guerra (os cavaleiros de cydonia adoram falar de guerra, né) feito especialmente para os palcos.
4-Paparazzi - Lady Gaga – É, você que torce o nariz para o pop mainstream, essa é pra você! Paparazzi está na lista até da antipática porém essencial revista NME, e é impossível ignorar a primeira pessoa a realmente merecer o título de nova Madonna. É 100% diversão, não é uma música que vai mudar sua vida, mas é certeira no seu propósito.
5- Cliffer - The Answering Machine -
Essa banda desconhecida de Manchester fez um CD de guitarras rápidas e divertido, o tipo de CD que o Arctic Monkeys fazia antes de cair na influência de Josh Homme e “amadurecer”. Fica de olho nessa banda!
6- Zero – Yeah Yeah Yeah’s – Eu não quero colocar mais de uma música de synth-pop na lista, e entre In For The Kill da La Roux e Remedy da Little Boots, fico com Zero dos YYYs por que eles tiveram a coragem de mexer em time que estava ganhando, mas com isso, fizeram uma goleada. Muito classe.
7-Drumming Song – Florence + The Machine – Uma música pode melhorar a cada reprodução, mas essa me ganhou nos primeiros 10 segundos. A batida, o jeito que a música parece que tem sua própria pulsação. Intensa.
8- Kiss of life – Friendly Fires – Gringos no samba, era a direção que a banda inglesa, dona de um dos melhores álbuns de 2008, queria tomar com esse single. E, juntando uma percussão sensacional, uma letra interessante e um clipe extremamente bonito, eles fizeram o dever de casa muito bem.
9- The Fear – Lily Allen – Pra mim, um dos 5 melhores discos do ano. Mas foi extremamente difícil escolher uma música que se destacasse, que fosse melhor que as outras. Quase que escolhi um dos dois covers sensacionais que a crazy Allen gravou esse ano (Straight to Hell ou Womanizer) mas a letra de The Fear é uma obra-prima.
10- We share the same skies – The Cribs – Imagina se um ídolo seu resolvesse se juntar a sua banda? Isso aconteceu com a banda The Cribs, que agora conta com a lenda Johnny Marr do The Smiths na guitarra. E dessa forma, fizeram uma música que podia estar num álbum de uma boa banda dos 80’s, com uma levada meio New Order. Viciante.

Menções Honrosas: Cornerstone (Arctic Monkeys) ,Last Person (Jenny Owen Youngs), Kingdom of Rust (Doves), Percussion Gun (White Rabbits), Little Secrets (Passion Pit), entre outras (não vou colocar nada nacional, porque esse ano foi fraco, viu)

4 comentários:

  1. Que legal! Espero que consiga manter este blog =)
    Gosto de todas as músicas que vc citou, e foi ótimo fazer uma menção honrosa a "Kingdom of Rust" que é uma das melhores músicas que o Doves já compôs.

    PS: Eu sou da leva de fãs de Muse que amou o The Resistance rs.

    PS²:The Answering Machine, fiquem de olho nessa banda (2)

    ResponderExcluir
  2. Embora eu não conheça praticamente nada da lista, concordo plenamente com o que você disse das poucas (pouquíssimas) coisas que conheço.
    Nunca entendi porque sempre tive um certo respeito pela Lady Gaga, depois do que li aqui acho que entendi. rsrs...

    Womanizer foi um dos melhores covers do ano passado (Amo, adoro covers). 2009 foi o ano em que aprendi a ouvir Lily Allen, deixei de lado certos preconceitos com relação a ela e me entreguei a música, que diga-se de passagem é ótima!

    Bela menção a Last Person! Jenny Owen Young é uma dessas artista que me deixam deprimida das pessoas não conhecerem. Transmitter Failure foi um dos melhores álbuns do último ano (Junto com Far da Regina Spektor).

    Parabéns, vc escreve muito bem!
    Voltarei sempre!

    ;*

    ResponderExcluir
  3. Por mais que eu só conheça 6 músicas do seu top10, eu concordei plenamente com cada análise.
    Você novamente me impressionou com sua escrita. A introdução ficou ótima! Vc tem um feeling para explorar os fatos de um ângulo diferente. Me lembra o Omelete.
    Ta de parabens...
    E boa sorte com a lista dos filmes de 2009!

    ResponderExcluir
  4. Já comecei me identificando com o blog. Taí uma coisa que eu não vivo sem, listas. Faço pra tudo, desde metas para o ano novo até os livros que eu quero ler no futuro( essa é daquelas beeeeem grandes). O único problema é que a maioria dessas coisas acabam não se concretizando... Aff, mas deixa isso pra lá. Vamos ao comentário agora...
    Yey, eu conheço itens da sua lista *faz dancinha*. Bom, você já sabe que eu gosto de Muse, Lily Allen e Florence + The Machine. A Lady Gaga não podia faltar, porque, bom, ela é muito boa!! Tipo, pode ser pop ou sei lá o que, mas as músicas dela conseguem entrar na sua cabeça de uma forma assustadora!!! É simplesmente viciante, eu assumo. Agora, uma surpresa foi ver de Yeah Yeah Yeah’s na sua lista. Eu amo Runaway!!!!
    Ah, bem que no futuro você podia fazer uma lista dos livros ++, né? Eu ia adorar

    ResponderExcluir