domingo, 1 de abril de 2012

Lollapalooza Brasil 2012: minhas expectativas para o festival



Já vou começar esse post com uma declaração: no próximo fim de semana, não só estarei na efervescente São Paulo pela primeira vez na vida, como irei no meu primeiro festival de rock de grande porte. Sim, eu, que já escrevo sobre música há tempos, nunca pisei em um grande festival. O line-up do Rock in Rio nunca me atraiu. A lama do SWU, também não. E o Planeta Terra, mesmo trazendo artistas excelentes, nunca me deu o impulso necessário para me fazer ignorar a distância e partir de bagagem em mãos para a capital paulista. Para mim, esse fato, de nunca ter comparecido a essa que é uma das formas mais tradicionais, desde Woodstock, de apreciação musical, parecia uma enorme incoerência na qual finalmente colocarei um ponto final nos dias 7 e 8 de abril.

Como o Lollapalooza Brasil me conquistou? Três fatores foram decisivos. A proposta do festival simplesmente parecia mais organizada que a da maioria dos eventos similares. O line-up não parecia um shuffle desordenado. E o peso final da balança? A promessa de ver, ao vivo, uma banda que influenciou basicamente todo o meu gosto musical desde a primeira vez que ouvi uma certa My Hero em alguma tarde entediada na MTV.

Como marinheira de primeira viagem, posso afirmar uma coisa: estou explodindo de expectativa em relação ao festival. Não posso colocar uma cara blasé e assumir um lado cool que não existe nesse momento - as milhares de audições de Band of Horses e Manchester Orchestra no meu Grooveshark, o flood de vídeos no Facebook e no Twitter e depoimentos dos meus amigos e colegas logo apontariam a minha mentira.

Resolvi fazer esse post para mostrar as minhas principais expectativas em relação a cada um dos shows que pretendo conferir no Jockey Club paulistano no próximo fim de semana. Aí vai.

Sábado, 7 de abril

Cage the elephant

Minhas expectativas: antes eram altas, agora se resumem a dois eixos: que o show tenha mais do que as SEIS músicas apresentadas no Lolla Chile e que Matt Shultz esteja no mínimo das condições necessárias para ficar em pé e cantar.

Música essencial na setlist: In one ear
Seria uma excelente surpresa: Ain't no rest for the wicked
Frase para gritar junto: um "Aberdeeeeen" bem desafinado



Band of Horses

Minhas expectativas: conseguir um lugar na grade. Chorar até esgotar os pobres olhos. Se o maior motivo da minha presença no Lollapalooza é o Foo Fighters, Ben Bridwell e seu grupo de folk-rock conseguem a segunda posição com facilidade.

Música essencial na setlist: The Funeral
Seria uma excelente surpresa: The Great Salt Lake
Frase para gritar junto: "And no one's ever gonna love you more than I do"



TV on the Radio

Minhas expectativas: uma banda que demorou uns bons anos para me convencer, o TV on the radio ainda não reúne minhas expectativas mais altas, especialmente para um show grandioso em um festival. Preferia conferí-los em um local menor, mais intimista. Mas assistirei com muita curiosidade.

Música essencial na setlist: Wolf like me
Seria uma excelente surpresa: Will do
Frase para gritar junto: O refrão de Wolf Like Me.



Foo Fighters

Minhas expectativas: cumprir uma promessa que fiz para mim mesma quando tinha 14 anos, de não morrer antes de conferir um show de Dave Grohl e cia. ao vivo. Só isso já está de bom tamanho.

Música essencial na setlist: My Hero/Monkey Wrench (não me façam escolher)
Seria uma excelente surpresa: D.O.A.
Frase para gritar junto: esse é pra cantar tudo e sair sem voz.



Domingo, 8 de abril

Friendly Fires

Minhas expectativas: dançar até os pés doerem. O Friendly Fires é dono de mais ou menos metade dos hinos da minha fase meio eletrônica (sendo que o Klaxons é dono da outra metade) e ver tudo isso ao vivo será impagável.

Música essencial na setlist: Kiss of Life + dancinha do Ed.
Seria uma excelente surpresa: Photobooth
Frase para gritar junto: "I'll live... I'll live those days tonight"



Manchester Orchestra

Minhas expectativas: catarse. Manchester Orchestra taí para isso, os gritos de Andy Hull e o instrumental caótico. Eles não sabem escolher bem uma setlist. Mas é a vida, o que podemos fazer?

Música essencial na setlist: I've got friends
Seria uma excelente surpresa: I can feel a hot one? Virgin? Golden Ticket? qualquer um dos momentos mais suaves do grupo.
Frase para gritar junto: "The dirtier the sound the best I breathe"



MGMT

Minhas expectativas: MGMT no por-do-sol. Então, só espero que o Andrew cante direito e que eles parem, por favor, de eliminar Kids da setlist. Quem sabe até uma inclusão de Destrokk? Posso sonhar, vai.

Música essencial na setlist: Time to pretend
Seria uma excelente surpresa: Kids
Frase para gritar junto: "...now let's have some fun"



Foster the People

Minhas expectativas: diversão. Foster the people é o tipo da banda despretensiosa, e com um álbum apenas, então, as expectativas se resumem nisso.

Música essencial na setlist: Houdini, Call it what you want
Seria uma excelente surpresa: setlist previsível e sem espaço para surpresas.
Frase para gritar junto: o refrão de Pumped up kicks.



Arctic Monkeys

Minhas expectativas: uma das bandas que me converteram para esse tal de indie rock nos anos 00, mal posso esperar para ver Turner e cia. nos palcos. Mesmo sabendo que eles aparentemente odeiam minhas favoritas recentes da banda. E que a setlist não irá me agradar.

Música essencial na setlist: Teddy Picker, a melhor crônica sobre a música.
Seria uma excelente surpresa: Love is a laserquest, A certain romance...
Frase para gritar junto: "What do you know? Oh, you DON'T KNOW NOTHING"